Paranaense Álvaro Dias é indicado vice de Serra

O senador tucano forma chapa 'puro sangue' com lideranças de regiões onde Serra está melhor nas pesquisas de intenção de votos

Álvaro Dias “convocado” para ser vice de Serra (Foto: Agência Senado)

São Paulo – O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) foi anunciado como vice na chapa de José Serra (PSDB-SP) à Presidência da República. Depois de a informação ter sido divulgada pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, o comando da campanha confirmou.

Sérgio Guerra (PE), senador e presidente nacional do PSDB, foi incumbido de discutir os termos com os aliados, incluindo o DEM, historicamente o principal partido apoiador. Mas o “vazamento” via Twitter de Jefferson mudou os planos. Serra declarou apenas que Dias é “sem dúvida um bom nome”. No início da noite, Guerra explicou que a indicação ainda seria submetida aos partidos aliados.

No fim da tarde, Dias admitiu ter sido “convocado” para ser vice. “Há uma convocação. Foi dessa forma que o fato me foi transmitido hoje em São Paulo. Aceito sim, não vou fugir da responsabilidade”, afirmou, ao desembarcar em Mato Grosso. Ele participa de convenção estadual do PSDB neste sábado (26).

 

Coordenadores da campanha apontaram o interesse de aprofundar o vínculo de Serra com a região Sul, única região em que Serra tem a liderança nas pesquisas de intenção de votos. A expectativa também passaria por barrar uma candidatura de Osmar Dias (PDT), irmão do indicado a vice, ao governo paranaense.

Osmar teria apoio do PT no estado. Com a indicação, ele teria dificuldades de promover a candidatura de Dilma Rousseff (PT). Ele chegou a adiar uma reunião com o governador do Paraná, Orlando Pessutti (PMDB) após a qual se esperava o anúncio da candidatura.

DEM reclama

O candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro e ex-prefeito da capital fluminense, Cesar Maia, em sua página, no Twitter, desdenhou a informação, inicialmente divulgada na Folha de S.Paulo. “Bem,…não creio que o Paraná seja mais importante que o Brasil. Prefiro aguardar. Afinal Serra não é Dunga”, escreveu Maia.

O presidente nacional do DEM, deputado federal Rodrigo Maia (RJ) – filho do ex-prefeito – disse a jornalistas que a escolha de Dias não se justifica por preterir “o principal partido da aliança política”.

“Não há ameaças e o DEM vai indicar o vice no dia 30 (deste mês), num processo de escolha com a participação direta de Serra e do PSDB”, esbravejou. No dia 30, ocorre a convenção partidária do DEM.

Leia também

Últimas notícias