Para Dilma, ampliar Brasil Carinhoso é passo importante para eliminar miséria

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (3) que a ampliação do programa Brasil Carinhoso, anunciada na semana passada, é “um passo muito importante para eliminar o lado […]

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (3) que a ampliação do programa Brasil Carinhoso, anunciada na semana passada, é “um passo muito importante para eliminar o lado mais cruel da desigualdade no nosso país, que é a concentração da pobreza entre as crianças e adolescentes”. 

Ela lembrou, durante a edição desta semana do programa de rádio Café com a Presidenta, que 42% dos brasileiros que vivem na extrema pobreza têm menos de 15 anos. “É uma ação muito importante, porque sabemos que não conseguimos tirar a criança da pobreza se não tirarmos também os parentes que vivem com ela”, disse. 

“O Brasil Carinhoso está mudando essa realidade. Está dando oportunidade para que todas as crianças e adolescentes do Brasil tenham as mesmas chances de crescer fortes e saudáveis, de se alimentarem, de estudarem, terem remédio, brinquedo e um bom futuro pela frente”, disse.

Dilma afirmou que nos seis meses da primeira fase do programa, 9 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza, contando crianças de até seis anos e suas famílias. Com a ampliação da idade dos beneficiários para até 15 anos, a expectativa é atender 16,4 milhões de pessoas.

Ela lembrou da importância da educação no desenvolvimento das crianças e adolescentes. “A educação é o patrimônio que cada um carrega consigo. É tudo na vida de uma criança e de um jovem”, afirmou. “Enviei ao Congresso uma Medida Provisória que destina todos os royalties e as participações especiais arrecadados com as futuras concessões de petróleo e gás para a educação e 50% do Fundo Social, que é integrado pelos recursos do pré-sal. Este será o maior investimento que o Brasil vai fazer no presente e no futuro de todos os seus filhos”.

Com informações da Agência Brasil.