ONS descarta hipótese de sabotagem e atribui queda de energia a curto circuito

São Paulo – O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, afastou hoje (26) a possibilidade de sabotagem nos quatro eventos de falta de energia que ocorreram […]

São Paulo – O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, afastou hoje (26) a possibilidade de sabotagem nos quatro eventos de falta de energia que ocorreram em pouco mais de um mês no país. Segundo ele, o apagão de ontem, que atingiu 100% da região Nordeste e 77% da Norte, foi devido a um curto circuito no trecho de transmissão entre os municípios de Colinas (TO) e Imperatriz (MA).

Perguntado sobre a hipótese de sabotagem, o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse que o governo “trabalha para aprofundar todas as alternativas, mas de forma serena”. Para ele, a ocorrência de quatro eventos de falta de energia em pouco mais de um mês, com causas parecidas, foi classificada como um “evento raríssimo de ocorrer, com probabilidade quase zero”. Ele afirmou que as ocorrências “não são normais”.

Uma equipe de técnicos já foi enviada para as subestações que apresentaram falhas a fim de avaliar as causas do problema, e deve apresentar a conclusão em uma semana. O presidente da Taesa (empresa responsável pela linha de transmissão), José Ragone, disse que a causa do problema está ligada a uma descarga elétrica que ocasionou uma sobrecarga na linha de transmissão, que acabou sendo desligada por falha do sistema de proteção.

O ministro interino, no entanto, afirmou que “sistema deve ser devidamente preparado para que a incidência de uma descarga não cause o que ocorreu. “Não é uma desculpa evocar uma descarga para nos esconder atrás de um fenômeno natural.” Ele garantiu que o governo está tomando as medidas necessárias “para que se restabeleça confiança [no sistema de transmissão]”.

Este foi o quarto problema de abastecimento de energia registrado no país em pouco mais de um mês. No dia 22 de setembro, um incêndio em um transformador na Subestação de Imperatriz (MA) atingiu as regiões Norte e Nordeste. Na madrugada de 4 de outubro, uma pane em um transformador de Furnas, em Foz do Iguaçu (PR), causou falta de energia nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No dia 19 passado, o Distrito Federal ficou sem energia, com o desligamento de linhas de transmissão da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Com informações da Agência Brasil