Bombando

No ‘esquenta’ para a entrevista, #LulaNoJN lidera menções nas redes sociais

Cerca de uma hora antes do seu início, entrevista do ex-presidente no Jornal Nacional já era assunto de mais de 100 mil postagens no Twitter

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Lula se prepara para a entrevista desta quinta no Jornal Nacional, a partir das 20h30

São Paulo – Fato político mais importante desta quinta-feira (25), a entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Jornal Nacional já era destaque nas redes sociais cerca de uma hora antes do seu início, previsto para 20h30. No Twitter, a hashtag #LulaNoJN aparece em primeiro lugar entre os termos mais comentados, com mais de 100 mil menções. Políticos, personalidades e apoiadores comentam as expectativas da volta do petista à bancada do jornal televisivo mais influente do país após 16 anos.

Na sua última aparição, em 2006, Lula disputava a reeleição, vencendo posteriormente o ex-governador Geraldo Alckmin – então no PSDB – no segundo turno daquele ano. Hoje, Lula e Alckmin estão juntos na mesma chapa em prol da reconstrução do Brasil. O ex-tucano, hoje no PSB, inclusive deve acompanhar Lula nos estúdios da emissora carioca, simbolizando a união.

Da parte dos entrevistadores, Willian Bonner e Renata Vasconcellos, é esperado que tentem emparedar o candidato da coligação Brasil da Esperança com perguntas relativas aos supostos casos de corrupção. Lula então poderá perfilar as 26 vitórias seguidas na Justiça, com anulações, arquivamentos e trancamentos de processos que pesavam contra ele. Também deve tratar dos 580 dias que esteve preso injustamente em Curitiba, por conta do conluio montado entre os procuradores da Lava Jato e o então juiz Sergio Moro.

Por outro lado, a expectativa é que Lula aborde alguns dos problemas reais que afligem o povo brasileiro. Entre eles, a fome, que afeta 33 milhões de pessoas atualmente – tema ausente durante a passagem do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo telejornal da Rede Globo. O candidato também deve tratar da inflação, do desemprego, da queda na renda dos trabalhadores. Junto a isso, também apresentar propostas para a retomada do crescimento do país, com justiça social e distribuição de renda.

Confirma algumas menções no Twitter à entrevista de Lula no JN