Assista

No balanço da semana, a sensação de que o Brasil voltou ao protagonismo mundial

São Paulo – O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, está entre os representantes do setor produtivo brasileiro que foram à China junto com a delegação chefiada […]

Reprodução
Reprodução

São Paulo – O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, está entre os representantes do setor produtivo brasileiro que foram à China junto com a delegação chefiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para ele, o fato de o Brasil levar representantes dos trabalhadores a uma viagem dessa importância – assim como levou líderes empresariais, da indústria, do agronegócio, da agricultura familiar – já foi um indicativo da grandeza da empreitada. Além de trazer na bagagem 15 acordos comerciais e a expectativa de algumas dezenas de bilhões de reais ao país, como ele observa no balanço da semana feito pelo programar Revista Brasil TVT.

“Fecharam-se acordos comerciais importantes, com investimentos por parte dos chineses no Brasil. Mas também gostaria de ressaltar que houve conversas com sindicatos de lá. E deixamos claro que as empresas chineses que vierem investir no Brasil têm de vir já sabendo que é importante respeitar a liberdade de organização dos trabalhadores, respeitar o meio ambiente”, relata.

Segundo Selerges, é importante que os investimentos feitos aqui sejam também com a finalidade criar empregos aqui. “Ou seja, que o conteúdo seja local. Que haja transferência de tecnologia. Foi uma agenda curta, mas o saldo foi positivo, e as negociações precisam ter continuidade”, diz o dirigente sindical. Desse modo, o sentimento da viagem à China foi a de que o “Brasil voltou”, diz. “O Brasil hoje é ouvido novamente.”

Agroecologia e direitos humanos

Além Moisés Selerges, o balanço da semana ouviu a integrante da coordenação nacional do MST Débora Nunes. Ela comemora a volta da Feira Nacional da Reforma Agrária ao Parque da Água Branca, em São Paulo. O evento, confirmado para os próximos dias 11 a 14 de maio, volta ao local onde consolidou-se como referência da agroecologia e da alimentação saudável no calendário nacional depois de quatro edições de interrupção.

O Revista Brasil TVT traz o jurista Belisário dos Santos, que apresenta os frutos da viagem de um grupo de representantes da Comissão Arns ao Pará. A organização de direitos humanos percorreu cinco municípios do estado. Visitou assentamentos e centros comunitários, colheu relatos de crimes e ameaças contra sem-terra, ribeirinhos e indígenas. E os depoimentos farão parte de um relatório que será entregue a autoridades, cobrando providências contra as violações.


O MST e a luta pela agroecologia e seus frutos

Belisário dos Santos e a diligência da Comissão Arns no Pará


Outros destaques do balanço da semana

O jornalista Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, analisa a conduta da mídia na tentativa de minimizar as virtudes e valorizar os defeitos das ações do governo Lula.

Hildegard Angel, da TV 247, fala sobre as relações supostamente estremecidas de Deltan Dallagnol e Sergio Moro. A reputação de ambos – Dallagnol, deputado federal, e Moro, senador, ambos do Paraná – não é das melhores.

O Revista Brasil TVT traz um balanço da semana todo sábado às 18h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Na TV aberta, o programa pode ser visto no canal digital 44.1 (Grande São Paulo). E também, qualquer tempo, no canal da emissora no YouTube.

Participe dessa rede de comunicação democrática e cidadã. Saiba Como


Leia também


Últimas notícias