"Guerreira"

Morre em Belo Horizonte ex-deputada federal Sandra Starling, aos 77 anos

Em nota, bancada do PT em Minas Gerais enaltece “a coragem, a franqueza, a fortaleza e o legado de mulher guerreira na política, na rua, em casa”

Twitter/Rogério Correia
Twitter/Rogério Correia
"Sua caminhada é repleta de lutas em prol dos trabalhadores", escreveu o deputado Rogério Correia no Twitter

São Paulo – A ex-deputada federal Sandra Starling (MG), fundadora do Partido dos Trabalhadores, morreu nesta terça-feira (14), aos 77 anos, em Belo Horizonte. Servidora pública, sindicalista, professora universitária e cientista política, foi a primeira mulher a se candidatar ao governo de Minas Gerais, em 1982, pelo PT. Deputada estadual (1987-1991), deputada federal por dois mandatos (1991-1999) e líder do PT na Câmara entre 1997 e 1998, foi também secretária de Educação na prefeitura de Belo Horizonte, na gestão do ex-prefeito Patrus Ananias.

Em 2003, ela foi nomeada secretária-executiva do Ministério do Trabalho pelo ministro Jaques Wagner, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Sandra deixou o PT em 2010.

No Twitter, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) lamentou a morte da ex-companheira de partido. “Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento de Sandra Starling. Sua caminhada é repleta de lutas em prol dos trabalhadores. Fundadora do Sindipetro e no Parlamento, sua atuação era brilhante. Vá em paz, guerreira. Sandra, presente!”, escreveu.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a bancada do PT na publicou uma nota. “Poderíamos falar que a Sandra Starling foi a primeira mulher candidata ao governo de Minas. Que foi fundadora do PT, deputada estadual por quatro anos e líder do partido na Câmara. Ou que foi professora de uma geração de humanas e inspiração de tantas outras. Mas preferimos dizer da coragem dela, da franqueza e da fortaleza. De seu legado de mulher guerreira na política, na rua, em casa. E que ficará para sempre do lado esquerdo do peito”, diz o texto.

Segundo o portal G1, a sobrinha de Sandra, Mariana Villas Starling, afirmou que ela  passou mal e teve crises convulsivas no último sábado (11). Foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, em BH, depois transferida para o quarto, onde sofreu um infarto. Levada novamente à UTI, morreu ontem.

Com informações da Agência Câmara