Marta Suplicy desiste de candidatura em São Paulo, dizem jornais

Segundo os jornais, Marta Suplicy deve conceder entrevista na quinta-feira para explicar a decisão (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado) São Paulo – A senadora Marta Suplicy deve anunciar nesta quinta-feira (3) […]

Segundo os jornais, Marta Suplicy deve conceder entrevista na quinta-feira para explicar a decisão (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

São Paulo – A senadora Marta Suplicy deve anunciar nesta quinta-feira (3) a desistência em disputar as prévias do PT que vão indicar o candidato do partido às eleições municipais em São Paulo, marcadas para 2012. Uma entrevista coletiva foi marcada para a tarde desta quinta, embora o teor do pronunciamento não tenha sido confirmado.

De acordo com os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, a decisão teria sido tomada após pedido da presidenta Dilma Rousseff, uma versão que ainda não foi confirmada oficialmente pela senadora. Na segunda-feira (31), as duas se encontraram em uma sala reservada do aeroporto de Congonhas antes que a presidenta fosse visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, internado no Hospital Sírio-Libanês para o tratamento de um tumor na laringe.

A informação foi dada pela ministra de Comunicação Social, Helena Chagas, na terça-feira (1º) em Cannes, na França, onde Dilma participa da reunião das principais economias mundiais, o G-20. “Dilma fez um apelo, afinada com o presidente Lula, para que Marta desista da candidatura”, destacou a ministra. 

Inicialmente, o ex-presidente tinha a intenção de conversar com a ex-prefeita, mas o diagnóstico de câncer no último sábado (29) o impediu de levar adiante esta ideia. Lula apoia o nome do ministro da Educação, Fernando Haddad, considerado um quadro partidário que terá menos rejeição do eleitorado das classes médias e altas. Haddad deve disputar prévias em 27 de novembro contra os deputados Carlos Zarratini e Jilmar Tatto e o senador Eduardo Suplicy.

Em entrevista a jornalistas na terça-feira, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que o recolhimento do líder do partido por conta do tratamento médico não atrapalha as articulações para as eleições do próximo ano. “No momento, estamos mais preocupados com sua pronta recuperação. Temos a informação de que ele reagiu bem ao início do tratamento. No PT, tudo prosseguirá no mesmo ritmo. O clima é de normalidade. Lula é ouvido por nós e se informa permanentemente conosco. Com certeza vamos continuar conversando”, disse.