Marina classifica acusações de ‘plebiscito de baixarias’

Em São Paulo, candidata do PV aponta falta de debate entre candidatos durante 'twitaço' de campanha

Marina com Caio Túlio Costa participa, de uma lan house em São Paulo, de mobilização na internet (Foto: Suzana Vier)

São Paulo – A candidata Marina Silva (PV) participou no início da tarde desta terça-feira (20) de um “twitaço”, espécie de panelaço online, protagonizado pelos eleitores nas redes sociais. A participação da senadora pelo Acre ocorreu a partir de uma Lan House na rua Augusta, no bairro dos Jardins, em São Paulo. Apesar da preparação da viagem para Nova York, a candidata decidiu aderir a ideia.

Marina chegou ao local com uma hora de atraso e leu algumas manifestações no sistema de microblogs junto com o jornalista Caio Túlio Costa, responsável pelo site da candidata.

O “twitaço” pretendia colocar a tag #euvotomarina no Trending Topics Brasil, um ranking dos assuntos mais comentados na rede. Desde a manhã desta terça, Marina disputava os dez primeiros lugares.

Perto de atingir os 100 mil seguidores, a candidata agradeceu os eleitores e a ajuda que tem recebido pelas redes sociais. “Essa militância virtual está fazendo uma mobilização real”, disse.

Em entrevista coletiva, ela evitou falar das acusações do PSDB ao PT, mas reafirmou que a estratégia de colocar rótulos só mostra a falta de debate sobre propostas. “Eu tenho insistido que temos que fazer uma campanha baseada em propostas, e não em ataques pessoais. Saímos do plebiscito do melhor currículo para o plebiscito de quem faz mais baixaria”, lamenta a candidata.

Questionada sobre a banda larga no Brasil, Marina defendeu a combinação entre poder público e a iniciativa privada para a universalização da internet, “para não tolher a criatividade do mercado”. Também citou que a regulamentação do setor não pode cercear os usuários. “Temos a clareza da importância dessa ferramenta para os processos de comunicação e de ensino e aprendizagem”, completou.

Para Marina, as contribuições pela internet vão horizontalizar e democratizar o financiamento das campanhas. “É preciso reverter a lógica de poucos contribuindo muito e facilitar para muitos contribuírem com pouco”, afirmou.

Acompanhada pelo candidato ao senado Ricardo Young e da juventude do partido, a presidenciável terminou a atividade com uma caminhada pela rua Augusta até o Conjunto Nacional, na avenida Paulista.

Nesta quarta-feira (21), Marina Silva participa de um almoço com empresários e investidores em Nova York , mas durante a coletiva não quis adiantar os detalhes do encontro.