eleições 2022

Marília Arraes disputará governo de Pernambuco pelo Solidariedade, diz Paulinho da Força

Presidente do Solidariedade confirma filiação da deputada que deixou o PT, mas declarou apoio a Lula

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
De saída do PT, na segunda-feira a parlamentar se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

São Paulo – O deputado federal Paulinho da Força (SP), presidente do Solidariedade, anunciou nesta quinta-feira (24) que a deputada federal Marília Arraes, ex-PT, vai se filiar ao partido. “Marília Arraes agora é Solidariedade! No caminho de fortalecer cada vez mais o nosso partido, recebemos o SIM de Marília para sua filiação”, postou o parlamentar. Segundo ele, o ato vai ocorrer nesta sexta (25). “Ela chega junto com toda sua força para mudar Pernambuco e o Brasil!”, escreveu o ex-sindicalista.

À RBA, o deputado e presidente do Solidariedade confirmou que a filiação será nesta sexta, às 9h, num hotel em Recife. E que Marília Arraes entra no Solidariedade para disputar o governo pernambucano. “Ela vai disputar o governo. A nossa função daqui para a frente é trabalhar uma aliança com outros partidos para viabilizar a candidatura”, diz Paulinho. A Força Sindical, central à qual Paulinho é ligado, já tomou a decisão de apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Paulinho tentou, inclusive, levar o ex-governador Geraldo Alckmin para seu partido, para ser candidato a vice de Lula. Mas ontem Alckmin assinou filiação ao PSB.

Em nota assinada por Paulinho, o Solidariedade informa que “não aceitará qualquer hostilidade a Marília Arraes em Pernambuco”. Segundo o documento, “estamos recebendo a história e a alma de Miguel Arraes em nossas fileiras”. “Nosso palanque será o do presidente Lula, em Pernambuco e no Brasil”, disse ainda o deputado na nota.

Na segunda-feira, Marília se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela reafirmou seu apoio a Lula para a presidência da República. Apesar de a deputada ter comentado sobre a “boa conversa política” e ter deixado o PT defendendo um palanque duplo em Pernambuco, as informações vindas de seu estado não vão nessa direção.

Palanque de Lula

Nesta quinta, o senador Humberto Costa afirmou à Rádio Clube, de Recife, ser “evidente que o palanque de Lula, que o palanque do PT é o palanque de Danilo Cabral”, do PSB. A deputada, por sua vez, postou em seu Twitter uma foto com Lula afirmando que o ex-presidente “não é propriedade de ninguém”.

Ontem, veículos nacionais e regionais divulgaram a informação de que, em conversa por telefone com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), Lula lhe garantiu que seu apoio irá para o deputado federal Danilo Cabral, e não para Marília. “Houve uma declaração aí muito importante por parte do governador (Paulo Câmara)”, comentou ainda Humberto Costa na entrevista à rádio. “Pelo menos a imprensa diz que ele fez essa declaração – de que teria conversado com o presidente Lula e o presidente Lula teria assumido o compromisso de que não pisaria em outro palanque a não ser o da Frente Popular.”