escândalo

Manipulação da ‘Folha’ é o mais grave erro de sua história, diz Vannuchi

Para o analista político, jornal muda linha editorial e tenta forjar apoio ao governo interino para influenciar na decisão final do processo de impeachment

reprodução

Folha forja apoio ao governo interino e esconde informação de maioria favorável a realização de novas eleições

São Paulo – Para o analista político Paulo Vannuchi, a tentativa da Folha de S. Paulo de omitir dado colhido pelo seu instituto de pesquisa, o Datafolha, em que 60% dos entrevistados seriam favoráveis à realização de novas eleições para presidente, consiste no “mais grave erro de sua história”.

“É vergonhoso”, afirma Vannuchi, em comentário na edição de ontem (21) do Seu Jornal, da TVT. Ele compara o caso da Folha às tentativas de manipulação levadas a cabo pela Rede Globo, em 1982, contra a eleição de Leonel Brizola para o governo do Rio de Janeiro e, em 1989, no já famoso episódio da edição do debate do segundo turno das eleições presidenciais entre Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor, privilegiando esse último.

Para o analista, chama a atenção a mudança de posição da Folha, que adotou posição editorial crítica ao governo provisório de Michel Temer, se manifestando, inclusive, a favor da realização de novas eleições, que agora tenta esconder. “Muito estranhamente aconteceu uma mudança recente que não está dando para entender”, observa Vannuchi.

Para ele, a mudança de posicionamento vem em momento em que o governo interino “não vai bem”, e essa tentativa de manipulação teria o sentido de convencer a população exatamente do contrário, com vistas a garantir a aprovação do afastamento da presidenta Dilma Rousseff, a ser votado pelo Senado no final de agosto.

“Existe hoje, no Brasil, um clima geral de golpe, de atentado à democracia. Parte substantiva desse golpe contra Dilma, contra a democracia brasileira e o voto popular, é desempenhada pela mídia”, afirma.