Agenda

Lula se reúne com equipe de transição de governo, nesta segunda, em São Paulo

Presidente eleito participa de reuniões, a partir das 10h, para tratar de ajustes no Orçamento de 2023. A previsão é que Lula desembarque em Brasília amanhã (8) para encontros também com o Congresso e o Supremo

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Nos próximos dias, o presidente eleito ainda deve fazer uma viagem internacional, atendendo ao convite de participar da COP 27, no Egito

São Paulo – O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participa de reuniões com a equipe de transição de governo nesta segunda-feira (7), a partir das 10h, na cidade de São Paulo. Depois de passar alguns dias descansando na Bahia, com a mulher, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, Lula assume agenda de compromissos para esta semana em que deve definir uma solução para a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Transição. 

Com a medida, o novo governo, que assume em 1º de janeiro, quer garantir a manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600, o ganho real – acima da inflação – de 1,3% a 1,4% ao salário mínimo no próximo ano, entre outros benefícios sociais que não foram previstos pelo governo derrotado de Jair Bolsonaro (PL). Ao contrário, a proposta de orçamento para 2023, encaminhada ao Congresso, em agosto, pelo atual presidente, prevê o Auxílio Brasil no valor de R$ 405 e cortes severos nas áreas sociais. 

Para evitar um apagão social, o governo eleito terá o desafio de negociar com os parlamentares ajustes na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na semana passada, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), o relator do orçamento, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), e o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) acertaram a apresentação da chamada “PEC da Transição” para abrir espaço no orçamento de 2023 para o pagamento dos benefícios sociais. Ainda na sexta (4), Alckmin foi nomeado oficialmente chefe da transição de governo. 

Agenda em Brasília e na COP27

A ideia é que a proposta seja apresentada a Lula nesta segunda para uma nova discussão no Congresso amanhã (8). A partir desta terça, o presidente e o vice eleitos trabalharão, até a posse, com a equipe no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Lula também deve se reunir com a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), e com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira, para discutir as prioridades do futuro governo. 

Nos próximos dias, Lula ainda deve fazer uma viagem internacional, atendendo ao convite para comparecer à Conferência Climática da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP27, em Sharm El Sheikh, no Egito. 

Com informações do Correio Braziliense