Cenário eleitoral

Lula lidera corrida presidencial, enquanto 61% acham que Bolsonaro não merece ser reeleito

Nova pesquisa Exame/Ideia mostra que os indicadores de rejeição continuam altos para o atual presidente. Líder isolado, Lula bate 42% das intenções de voto e ganha em todos os cenários em um eventual segundo turno

Ricardo Stuckert | Marcos Corrêa
Ricardo Stuckert | Marcos Corrêa
Na comparação com outros presidentes que tentaram a reeleição, Bolsonaro está na pior situação, com indicadores de rejeição muito altos

São Paulo – Nova pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (24), confirma o favoritismo do ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida ao Palácio do Planalto. O petista lidera, isolado, a disputa com 42% das intenções de voto. Atrás dele, está o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 27%. Em terceiro e quarto lugares estão o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 10%, e o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%. 

Lula subiu um ponto percentual na comparação com o último levantamento do instituto, publicado há um mês. Já Bolsonaro cresceu no limite da margem de erro. Na pesquisa anterior, o chefe do Executivo registrou 24% das intenções de voto no primeiro turno. Apesar disso, o fundador do Ideia, Maurício Moura, ressalta que na comparação com outros presidentes que tentaram a reeleição, Bolsonaro está na pior situação, com indicadores de rejeição muito altos. 

O presidente é o candidato mais rejeitado pelos eleitores. Até 47% afirmaram à pesquisa que não votariam nele “de jeito nenhum”. Na sequência, aparecem Lula (37%), João Doria (PSDB), com 23%, Ciro Gomes (20%) e Moro (17%). Mas ao menos 61% do eleitorado acredita que Bolsonaro “não merece ser reeleito”. Outros 35% indicam que o atual governo merece mais quatro anos no poder, enquanto 4% não sabem. 

Rejeição a Bolsonaro

A desaprovação da gestão do governo federal chegou a 50%, e continua como uma das mais altas da série histórica, desde que ele assumiu o cargo, em janeiro de 2019. Uma ligeira queda em relação à pesquisa anterior, quando 55% dos brasileiros não aprovavam a maneira como Bolsonaro governa.

O levantamento, contudo, não indica uma redução na distância entre Lula e Bolsonaro. Em eventual segundo turno, o ex-presidente lidera todos os cenários. Contra o atual, o petista alcança 49% das intenções de voto, ante 35% do candidato do PL. Segundo a pesquisa Exame/Ideia, é a menor margem entre todos os nomes testados contra Bolsonaro. O que indica que a disputa é mais alta entre os dois nomes e que a chamada terceira via está enfraquecida. 

Sobre a pesquisa

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre sexta-feira (18) e a última terça (22). As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais como para celulares. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05955/2022.


Leia também


Últimas notícias