Eleições 2022

Ipespe: Lula segue na ponta. Bolsonaro mantém a maior rejeição

Nova pesquisa, divulgada nesta sexta, também mostra ex-presidente com chances reais de vencer no primeiro turno e com larga vantagem sobre todos no segundo

Ricardo Stuckert - Alan Santos/PR
Ricardo Stuckert - Alan Santos/PR
Bolsonaro viajou ao Nordeste para inaugurar obra de transposição do Rio São Francisco, iniciada por Lula

São Paulo – Pesquisa Ipespe para a corrida presidencial de 2022, divulgada nesta sexta-feira (11), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua mantendo larga vantagem sobre os demais concorrentes. Além disso, a primeira pesquisa da série em fevereiro sobre a corrida eleitoral mostra estabilidade em relação ao levantamento feito na segunda quinzena de janeiro. Todas as oscilações de pré-candidatos ocorreram dentro da margem de erro.

No principal cenário testado, Lula perdeu um ponto, mas segue liderando com 43% das intenções de voto. Seu principal oponente, o presidente Jair Bolsonaro (PL), subiu um ponto e atingiu 25%. Clique aqui para ler a íntegra do levantamento.

Arte: Leandro Siman/RBA

No segundo cenário, Lula tem 44%, Bolsonaro 26%, o ex-ministro Sergio Moro (Podemos) aparece com 8%, o governador paulista, João Doria (PSDB), tem 4% e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), 2%. Com 1% cada, estão o deputado André Janones (Avante-MG), o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o também senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Arte: Leandro Siman/RBA

Leia no Brasil de Fato: Sete coisas que você precisa saber antes de ler uma pesquisa eleitoral de 2022

O levantamento mostra que o Auxílio Brasil, uma das estratégias de Bolsonaro para reverter a preferência do eleitorado do Nordeste por Lula, não surtiu o efeito esperado pelo governo federal. O benefício começou a ser pago em 18 de janeiro e já chega a 18 milhões de contemplados, segundo o Executivo.

Na semana passada, Bolsonaro foi duramente criticado por falar em “pau de arara” para se referir a nordestinos durante live presidencial. Lula respondeu à declaração com uma provocação ao chefe do Executivo: “A transposição do São Francisco foi feita por um pernambucano, em pau de arara”.

Moro e o ex-governador Ciro Gomes (PDT) continuam empatados com 8%. Doria tem 3%, André Janones e Simone Tebet marcam 1%, enquanto Rodrigo Pacheco, Alessandro Vieira e Luiz Felipe D’Ávila ficam abaixo disso.

Na pesquisa, Jair Bolsonaro só lidera em índice de rejeição: 62% dos eleitores pesquisados pelo Ipespe disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Ele é seguido por João Doria, com 59%. Moro tem 55% de rejeição e Ciro Gomes, 45%. O ex-presidente Lula aparece com 43% de rejeição.

Segundo turno

O levantamento aponta possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno, já que a distância entre a soma de todos os outros candidatos (46%) e a pontuação de Lula (43%) é menor do que a margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais.

Num eventual segundo turno, Lula é o único que vence todos os adversários, impondo 23 pontos sobre Bolsonaro – 54% x 31% – e 20 pontos sobre Sérgio Moro – 51% x 31%. Lula teria 24 pontos percentuais de vantagem sobre Ciro ou Doria.

Com Brasil de Fato e revista Fórum


Leia também


Últimas notícias