#BrasilDaEsperança

Lula, em super live: ‘O mais importante é resgatar a civilidade’

Na reta final da campanha, evento reúne artistas, personalidades e intelectuais, que destacam a esperança representada por Lula e defendem a eleição no primeiro turno

Reprodução
Reprodução
Lula e Janja na chegada ao evento que reúne apoiadores de Lula pela reconstrução do país

São Paulo – Na chegada para a Super Live Brasil da Esperança, na tarde desta segunda-feira (26), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a eleição do próximo domingo (2) é “a chance da gente recuperar a civilidade para o Brasil”. O evento, que ocorre no Auditório Celso Furtado, no Anhembi, em São Paulo, com a participação de representantes de movimentos sociais e da sociedade civil, partidos, artistas, intelectuais e influenciadores marca a arrancada para a reta final da campanha do petista.

“O Brasil está chegando a um momento histórico, esperado por muito gente: a possibilidade da gente recuperar o prazer de viver, de ser feliz, o prazer de reconquistar a democracia. É muito”, afirmou o candidato. “É o começo de um dia muito especial. Hoje nós estamos começando a construir, de verdade, o Brasil da Esperança”, acrescentou.

Nesse sentido, Lula afirmou que a chegada ao poder de Jair Bolsonaro (PL) tirou a alegria do Brasil. “O Brasil é um país de paz, que não tem contencioso com ninguém. A gente sempre foi conhecido no mundo por conta da nossa alegria. Sempre digo que o Brasil é um país que conta piada dele mesmo. E isso foi um pouco tirado de nós. As eleições de 2018, a vitória desse cidadão que governa o Brasil, tirou um pouco da alegria, do prazer de fazer política, de debater.

“Emocionado” e “lisonjeado” com a participação de uma série de artistas, Lula disse que espera sair “com um caderno cheio de autógrafos”, brincou. Ele agradeceu, à sua mulher, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, que ajudou a organizar o evento. “É o momento de ir rumo à vitória no primeiro turno”, disse ela. “E esse evento demonstra que temos um apoio grande.”

Alckmin: “Não entrar em briga”

Candidato a vice-presidente na coligação Brasil da Esperança, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) disse acreditar que “é possível sim” a vitória de Lula já no primeiro turno. “A gente percebe que a campanha está crescendo no Brasil todo, uma adesão cada vez maior. A mensagem é de paz, conversar com os amigos, com a família. Não entrar em briga.”

Alckmin afirmou que a eventual vitória da chapa com Lula é representa a “recuperação” do Brasil. “Saúde de qualidade, não negacionismo. Democracia, não autoritarismo. Emprego, e não fome. Educação de qualidade”, listou. “E acho que o presidente Lula tem liderança e experiência para esse desafio.”

Do mesmo modo, Lu Alckmin, sua mulher, também aposta na união das forças democráticas “por um Brasil melhor”. “Para as pessoas terem, pelo menos, três refeições por dia, emprego, saúde, educação, moradia. É isso que a gente quer, o Brasil da Esperança.”

Momento histórico

A cantora Daniela Mercury e a atriz Mônica Martelli definiram como “histórico” o evento em apoio a Lula. “É muito importante para a democracia e para o Brasil. Na verdade, muitos de nós estamos participando dessas duas últimas campanhas para proteger a democracia, proteger o povo brasileiro. Para lutar pela cultura, pela educação. E eu estou aqui por isso”, disse a estrela baiana.

Para Daniela, a união da classe artística é “fundamental”, num momento em que o governo Bolsonaro atua para corroer por dentro as estruturas da democracia. “A partir desse dia 2, pois espero e acredito profundamente que Lula possa ganhar no primeiro turno, que a gente fique mais tranquilo. Tem que ser no primeiro turno. A democracia pede, o povo brasileiro pede. Votar em Lula é votar no povo brasileiro”.

Para Mônica Martelli, o Brasil da Esperança significa significa um país no qual “a mulher é bem tratada, através de politicas públicas”, e o “cidadão é respeitado”. Além disso, ela falou da importância da mobilização da classe artística em prol do país que se quer construir daqui para frente. “É o país da sensibilidade, do amor, da esperança. É o país do cuidado, como Lula diz sempre. O amor é a base da construção de tudo. O amor transforma. É esse país que a gente quer”.

Esperança com Lula é destaque em “super live

A esperança, aliás, marcou a fala de outras personalidades que compareceram para prestigiar Lula na super live de Lula. O humorista Paulo Vieira falou sobre a tristeza que toma conta dele diante da falta de perspectivas no Brasil, especialmente os jovens. “Há muitos ‘empreendedores’ ganhando R$ 4 para entregar pessoas'”, disse, referindo-se a trabalhadores precarizados em aplicativos de transporte.

Para ele, que teve um bom ano do ponto de vista pessoal, 2022 só será considerado o melhor de sua vida com a eleição de Lula. “Não tenho medo de perder patrocínio por me posicionar porque nunca tive dinheiro. Acho que artistas populares têm de se posicionarem para defender o melhor para todos. Se o Brasil for melhor para todos, será melhor para mim.”

A eleição de Lula na perspectiva de esperança para a reconstrução de um país democrático, inclusivo, mais justo, pacífico e feliz foi destacada por outros artistas, como os funkeiros Neguinho da Kaxeta, Valeska Popozuda, os cantores pop Pabllo Vitar e Lukinhas e os artistas da MPB Paulo Miklos e Marcelo Jeneci. Por isso, defenderam ações, nesses poucos dias que restam para a eleição, para eleger Lula no primeiro turno.