Transposição

Lula amplia acesso à água no interior de Pernambuco: ‘Milagre’

Com adutora inaugurada hoje, água da transposição do São Francisco vai chegar a 615 mil pessoas do interior pernambucano. Estação elevatória vai expandir abastecimento para até 1,3 milhão de pessoas até 2026

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
"Um dos milagres que esse país viu, fruto de muito trabalho, foi a transposição do Rio São Francisco", disse Lula sobre obras que vão levar água ao interior de Pernambuco

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Arcoverde (PE) esta quinta-feira (4) para participar da inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca e do trecho Belo Jardim-Caruaru da Adutora do Agreste de Pernambuco. As obras irão abastecer o interior pernambucano com água da transposição do Rio São Francisco. Ele relembrou os desafios técnicos e as dificuldades políticas para executar as obras da transposição. Assim, classificou a execução do projeto como um “milagre”.

“Eu pergunto para as pessoas se elas acreditam em Deus e em milagres. Pergunto porque um dos milagres que esse país viu, fruto de muito trabalho, foi a transposição do Rio São Francisco. Uma grande obra que começamos e que entregou água para 12 milhões de brasileiros. Uma obra de um filho do Nordeste, que já passou sede e fome. Isso só aconteceu por conta da fé e da crença do povo”, disse Lula.

Lula abordou então os desafios políticos do projeto de deslocamento de parte das águas do rio, iniciado em 2005, e explicou a importância da água tratada para a saúde pública e o desenvolvimento das comunidades.

Nesse sentido, o presidente lembrou das dificuldades enfrentadas pela população em razão da escassez hídrica e defendeu os investimentos públicos no projeto. Citou ainda que, durante a sua infância, quando vivia em Caétés (PE), ia buscar água no pote, com seus irmãos, num açude da região. Daí a sua “obsessão” por levar água ao Nordeste. “Agora o estado de Pernambuco terá água para todo mundo se fartar, bebendo, tomando banho e cuidando dos animais e cuidando da nossa agricultura”, acrescentou.

Mais água

Quando estiver finalizado, o sistema integrado contará com 1,5 mil quilômetros de adutoras. Atualmente, a Adutora do Agreste de Pernambuco atende a seis municípios da região. Com a inauguração de hoje, passarão a ser nove. Assim, o abastecimento regular será expandido de 190 mil para 615 mil pessoas.

Além disso, a estação elevatória vai garantir – até 2026 – que 23 municípios e 1,3 milhão de pessoas sejam beneficiadas com as águas do São Francisco. Desse modo, as águas do Velho Chico vão alcançar os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Pedra, Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Iati, Cachoeirinha e Lajedo.

Obra do século

O Prefeito de Arcoverde (PE), Zeca Cavalcanti (União), se emocionou com a inauguração de uma Estação de Abastecimento de Água. Ele agradeceu a Lula, fazendo questão de lembrar que o petista foi quem iniciou e executou grande parte das obras da transposição.

“É a obra do século do nosso estado. É a obra de Pernambuco, junto com a transposição que Lula deu seu grande início e vai terminar agora, junto com a governadora Raquel Lyra (PSDB). A gente fica muito feliz. São cidades de grande porte que ainda tem dificuldade no acesso à água. Arco Verde agradece de coração. É um momento feliz para toda a nossa população”, afirmou.