governo baiano

Ipec na Bahia mostra Jerônimo com 51% e ACM Neto com 49% dos votos válidos

A situação configura empate técnico, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

Secom (Salvador) e Divulgação (PT)
Secom (Salvador) e Divulgação (PT)
Disputa acirrada para o governo da Bahia, segundo pesquisa Ipec

São Paulo – Pesquisa Ipec para o governo da Bahia divulgada neste sábado (29) mostra que Jerônimo (PT) tem 51%, e ACM Neto (União Brasil), 49% dos votos válidos. A situação configura empate técnico, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas duas mil pessoas, entre os dias 27 e 29, em 92 municípios.

O percentual de votos válidos de cada candidato equivale à proporção de votos do candidato excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

Na primeira pesquisa Ipec do segundo turno, divulgada em 21 de outubro, Jerônimo aparecia com 52% dos votos válidos, enquanto ACM Neto tinha 48%.

Os votos brancos e nulos somam 2%, índice que foi de 5% na anterior. Não sabem ou não souberam opinar outros 3%, mesmo índice do levantamento anterior.

Entre os eleitores ouvidos, 91% disseram que não vão mudar o seu voto, e 9% indicam que ainda podem mudar de candidato até a hora de votar.

A pesquisa do Ipec analisou as intenções totais de votos, ou seja, considerando as menções aos candidatos e também votos brancos, nulos e indecisos. Nesse cenário, Jerônimo te 48% das intenções de voto, enquanto ACM Neto tem 47%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-02006/2022 (TRE) e BR-08605/2022 (TSE).