Ideli se reúne com líderes governistas para discutir votações

Ideli durante encontro com lideranças partidárias do Senado na manhã de hoje (17) (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado) Brasília – A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, reuniu-se por uma hora […]

Ideli durante encontro com lideranças partidárias do Senado na manhã de hoje (17) (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Brasília – A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, reuniu-se por uma hora e meia com os líderes da base governista. Em torno de um café da manhã, no gabinete da liderança do governo no Senado, eles discutiram os projetos prioritários para votação na Casa, como o do ICMS sobre importados e o da Lei Geral da Copa.

Havia a expectativa que durante o encontro também fosse discutido o requerimento que, desde a semana passada, circula entre deputados e senadores para a criação de uma CPI mista destinada a investigar ilícitos envolvendo o empresário de jogos ilegais Carlos Cacheira e agentes públicos e privados. Ao sair da reunião, porém, o senador Gim Argello (PTB-DF) disse que o assunto não foi colocado à mesa.

Ao chegar para o café, o senador portava uma lista do bloco parlamentar formado por PTB, PR e PSC, do qual ele é o líder. Desde a semana passada, Gim afirma que já tem alguns nomes para integrar a CPI, entre eles, o do ex-presidente Fernando Collor.

Na sexta-feira, o presidente do Senado, José Sarney, anunciou que criaria a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito assim que o requerimento fosse apresentado. Desde sábado à noite (14), contudo, Sarney se encontra hospitalizado no Hospital Sírio-Libanês, onde se submeteu a um cateterismo.

O líder do PT, Walter Pinheiro (BA), responsável pela coleta de assinaturas, afirmou, na semana passada, que a entrega do requerimento deve ocorrer nesta terça (17).  Segundo Gim Argello, Walter Pinheiro solicitou que os líderes governistas apresentem suas listas de indicados para compor a CPI até a meia-noite desta terça.

Um dos temas discutidos na reunião com a ministra das Relações Institucionais foi o projeto de resolução do Senado (PRS 72/2011), que unifica as alíquotas de ICMS para produtos importados, com o intuito de acabar com a “guerra fiscal dos portos” entre os estados. Na semana passada, durante debate do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) disse que sua aprovação poderia “rachar a base do governo”.

Além de Gim Argello, e Walter Pinheiro, participaram da reunião com Ideli Salvatti os líderes do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) e no Congresso, José Pimentel (PT-CE), além dos líderes partidários Renan Calheiros (PMDB-AL), Eduardo Amorim (PSC-SE), Blairo Maggi (PR-MT) e Lídice da Mata (PSB-BA).