Ibope em Porto Alegre: Manuela chega a 40% dos votos válidos

Candidata do PCdoB tem 15% de vantagem sobre Sebastião Melo (MDB), segundo colocado

Karla Boughoff
Karla Boughoff
Manuela cresceu 8%, em votos válidos, entre a última pesquisa do Ibope e a divulgada neste sábado

São Paulo – Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (14) mostra crescimento da candidata Manuela D’Ávila (PCdoB), consolidando ainda mais sua liderança na disputa pela prefeitura de Porto Alegre. Sebastião Melo (MDB) também aumentou seu percentual, se destacando na segunda posição.

Em relação aos votos válidos do levantamento anterior do Ibope, de 29 de outubro, Manuela passou de 32% para 40%. Já Sebastião Melo passou de 16% para 25%. Na sequência, aparecem Nelson Marchezan Júnior (PSDB), com 17%, Juliana Brizola (PDT), 7, e Fernanda Melchionna (PSOL) e Valter Nagelstein (PSD), ambos com 3%.

A pesquisa Ibope divulgada neste sábado entrevistou 805 eleitores entre os dias 12 e 14 de novembro. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A sondagem foi encomendada pela RBS TV.

Renúncia agita última semana da campanha em Porto Alegre

A campanha eleitoral em Porto Alegre contou com a renúncia da candidatura, oficializada nesta sexta-feira (13), do ex-prefeito José Fortunati (PTB). Sua chapa, “Porto Alegre Somos todos Nós”, havia sido impugnada na segunda-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul devido ao indeferimento da candidatura do vice, André Cecchini.

A decisão foi tomada em resposta a um recurso impetrado por um candidato do PRTB, que apontou que o vice havia sido registrado no partido Patriota após o fim do prazo legal. A coligação era formada pelo PTB, Patriota, PSC e Podemos.

“É uma decisão muito clara, me dói no fundo do meu coração, nós não vamos prosseguir nessa caminhada. Tenho que ter responsabilidade com Porto Alegre, e com o estado democrático de direito. Para que vocês possam ir às urnas no domingo e escolher o melhor candidato”, disse Fortunati em comunicado nas redes sociais. O PTB anunciou apoio a Sebastião Melo.