No escuro

Governo Tarcísio omite dados de sequestros com o ‘golpe do Tinder’

Casos de extorsão mediante sequestro explodem em São Paulo com o chamado “golpe do Tinder”. Pela primeira vez desde 1995, governo não divulga dados

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Gestão Tarcísio não apresentou as informações referentes à modalidade de crime

São Paulo – Os crimes de extorsão mediante sequestro envolvendo aplicativos de relacionamento explodiram em São Paulo nos últimos anos. O chamado “golpe do Tinder” fez o número de sequestros subir 143% entre 2019 e 2022. Mas o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) no estado de São Paulo retirou esses dados das estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Até então, estes dados eram divulgados de forma contínua desde 1995. Contudo, neste ano, a gestão Tarcísio não apresentou as informações referentes à modalidade de crime. Então, as últimas informações que o sistema de segurança paulista tem sobre estes crimes é do último trimestre do ano passado, durante a gestão anterior.

Vale apontar que a Divisão Antissequestro (DAS) da Polícia Civil foi incorporada pelo Departamento de Operações Estratégicas (Dope) em 2020. A inteligência policial no estado sofre com uma ampla defasagem de profissionais. De acordo com entidades representativas da classe dos policiais civis, são cerca de 16 mil cargos vagos, mais de 30% de cargos não ocupados.

Posicionamento do governo

Não é possível cravar os porquês destes dados não estarem disponíveis, se houve má-fé, falta de pessoal na polícia civil, ou apenas erro. A SSP se pronunciou hoje (27) sobre o caso. Eles afirmam que os dados passam por revisão e serão reapresentados.

“A Secretaria de Segurança Pública implantou um Grupo de Trabalho que está realizando a revisão dos dados para garantir assim a divulgação das informações. Após esta suspensão temporária, a publicação dos dados será retomada e normalizada”, informou o governo em nota.

Entretanto, este grupo de trabalho ainda não consta publicado em Diário Oficial do Estado, o que é um procedimento padrão para este tipo de conferência e atuação, a partir do princípio da publicidade na administração pública.


Leia também


Últimas notícias