Governo lançará novo sistema de acompanhamento de gastos

BRASÍLIA – O governo irá lançar em agosto um novo sistema de acompanhamento do gasto público centrado no registro do consumo dos diferentes órgãos a cada período. O objetivo é […]

BRASÍLIA – O governo irá lançar em agosto um novo sistema de acompanhamento do gasto público centrado no registro do consumo dos diferentes órgãos a cada período. O objetivo é facilitar a comparação das despesas e estimular o aumento da eficiência da gestão.

“Os gastos precisam ser melhor avaliados”, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao comentar o novo sistema durante apresentação sobre o cenário econômico em evento nesta quinta-feira (17). 

A nova plataforma, denominada Sistema de Informação de Custos Governamentais (SIC-Gov), trará dados sobre os produtos e serviços consumidos pelo setor público a cada mês, com informações sobre as quantidades e as despesas correspondentes em moeda. Assim, será possível avaliar, por exemplo, quanto o Ministério da Saúde gastou na compra de um determinado volume de vacinas consumidas.

Com os sistemas de acompanhamento existentes até então, só seria possível avaliar as despesas com vacinas durante o ano, independentemente do volume consumido. Essa limitação podia distorcer, ou impedir, comparações importantes para avaliar a eficiência de diferentes programas ou governos.

“Essa nova ferramenta vai ajudar o administrador a gerir melhor seus recursos, e com certeza levará a uma melhora de gastos”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda e responsável pelo projeto, Nelson Machado.

O gasto público é um dos principais alvos de críticas de economistas, que defendem mais eficiência, com redução, por exemplo, das despesas com custeio da máquina. O SIC-Gov está em operação desde março, já podendo ser acessado por técnicos de alguns ministérios que receberam senhas. Em agosto, o governo promoverá um congresso internacional sobre o sistema de custos, quando divulgará de forma mais ampla a nova sistemática de acompanhamento.

© Thomson Reuters 2010. All rights reserved.