Gilberto Carvalho diz que relação do governo com base aliada “está bem”

Brasília – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse hoje (21) que a relação do governo com a base aliada no Congresso Nacional “está bem” e […]

Brasília – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse hoje (21) que a relação do governo com a base aliada no Congresso Nacional “está bem” e sem desgastes. Há menos de duas semanas, o PR – um dos principais partidos da base – deixou a aliança com o governo e anunciou independência. Além disso, foram substituídos os líderes do governo na Câmara e no Senado.

“Tudo isso está superado”, disse Carvalho, depois de participar da abertura do encontro Diálogos Sociais Rumo à Rio+20, que se refere à cúpula sobre meio ambiente que ocorrerá em junho no Rio de Janeiro. “Esta tudo ótimo. Está tudo bem. As coisas estão seguindo uma dinâmica muito normal.”

Com as mudanças no Congresso, foram escolhidos o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), na Câmara, e Eduardo Braga (PMDB-AM), no Senado, para comandar as negociações. A decisão foi tomada depois de o governo enfrentar momentos de tensão no Legislativo.

No último dia 8, o Senado rejeitou a indicação da presidenta Dilma Rousseff para a recondução de Bernardo Figueiredo ao cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A rejeição foi motivada pela ausência de apoio do PMDB, que pertence à base aliada. Além disso, há dificuldades nas votações da Lei Geral da Copa e do texto do Código Florestal.

Porém, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse hoje que pretende dar prioridade às discussões sobre a Lei Geral da Copa, assim que a proposta passar pela Câmara. Sarney ressaltou que “dará grande prioridade” ao tema porque se trata da “matéria mais importante para o Brasil” no momento.