democracia

Ex-presidente Lula é recebido com festa ao retornar a São Bernardo

Militantes e apoiadores concentrados na rua onde o ex-presidente reside vão se manter no local para realizar vigília

Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Lula na frente do prédio onde mora: palavras de ordem e músicas de apoio ao PT, ressaltando que “não vai ter golpe”

São Paulo – Ao chegar a São Bernardo do Campo, no ABC paulista, na tarde de hoje (4), por volta de 17h, o ex-presidente Lula foi recebido com festa pelos militantes de seu partido. Lula desceu do carro a alguns metros de sua residência e seguiu a pé até o edifício localizado na Avenida Prestes Maia. Foi feito um cordão entre mulheres, e o ex-presidente foi recebido também por políticos que o apoiam.

Os seguranças tiveram de atuar para impedir que ele fosse abraçado pelas pessoas que se dirigiram para o local. A imprensa não pôde se aproximar e ficou atrás do cordão de isolamento. Durante a manhã, havia manifestantes contra o ex-presidente, mas à tarde no local há apenas apoiadores.

Muitos seguranças impediram que Lula fosse abraçado. As pessoas entoavam palavras de ordem e músicas de apoio ao PT, ressaltando que “não vai ter golpe”, e que o ex-presidente é “guerreiro do povo brasileiro”.

Lula saiu na sacada do térreo do prédio e acenou para todos. Em seguida dirigiu-se para seu apartamento, com os parlamentares que o apoiam, e representantes dos trabalhadores, como o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

Os militantes estão concentrados e lá também haverá vigília em defesa da democracia e contra as arbitrariedades da operação Lava Jato, como a condução coercitiva do ex-presidente hoje ao aeroporto de Congonhas, onde prestou depoimento à Polícia Federal.