Ex-presidente Itamar Franco morre aos 81 anos em São Paulo

O senador faleceu às 11h deste sábado, no Hospital Albert Einsten, onde estava internado desde o dia 21 de maio para tratamento de leucemia

Itamar Franco foi presidente entre 1992 e 1994 e foi eleito senador por Minas Gerais em 2010 (Foto: José Cruz/Arquivo/ABr)

São Paulo – O senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS) faleceu na manhã deste sábado (2), aos 81 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 21 de maio para tratamento de leucemia.

Em nota divulgada há pouco, o hospital informou que o falecimento de Itamar se deu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). Itamar morreu às 10h15 de hoje. De madrugada, ele sofreu o AVC, entrou em coma e acabou não resistindo.

O tratamento quimioterápico contra a leucemia surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia. Itamar foi internado na unidade de terapia intensiva nesta semana e seu estado de saúde piorou nesta sexta-feira, quando passou a respirar com a ajuda de aparelhos.

O ex-presidente será velado nas cidades mineiras de Juiz de Fora e Belo Horizonte, onde seu corpo será cremado.

Itamar Franco nasceu em 28 de junho de 1930 e chegou à Presidência da República em 1992, após a renúncia de Fernando Collor de Mello, envolvido em denúncias de corrupção. O senador, que exercia atualmente a vice-presidência do PPS, foi também governador de Minas Gerais e prefeito de Juiz de Fora.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias