Irritado

Ex-ministro Ricardo Salles infringe código de trânsito ao não prestar socorro

Salles atropelou moto de entregador de aplicativo ao deixar evento na capital paulista onde foi alvo de protesto de estudantes

Reprodução / Redes Sociais
Reprodução / Redes Sociais
Salles colide com moto de entregador de aplicativo ao deixar evento na ESPM onde enfrentou protesto de estudantes

São Paulo – O ex-ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro Ricardo Salles cometeu crime de omissão de socorro, previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ao não prestar socorro a um motociclista atingido por seu veículo na noite desta quinta-feira (1°).

O atropelamento foi registrado por pessoas que estavam na saída de um evento realizado na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na capital paulista. Os manifestantes diziam palavras de ordem contra o político, que saiu do estacionamento dirigindo um carro.

Segundo testemunhas, manifestantes munidos de instrumentos de percussão tentaram atrapalhar sua fala no evento, o que o teria deixado irritado. Para se afastar do grupo, acelerou o veículo e atingiu um entregador. A moto caiu com o impacto, mas o trabalhador continuou de pé ao lado do veículo.

Leia também: Ação no STF questiona ex-ministro Ricardo Salles por suposta falsidade ideológica

A omissão de socorro, prevista como crime no artigo 304 do CTB, ocorre quando o condutor de veículos automotores deixa de prestar assistência imediata às vítimas de um acidente de trânsito.

Para o condutor de veículos automotores que se evadirem dos locais de acidentes, podem responder com detenção de seis meses a um ano ou multa. Já para a omissão de socorro, de acordo com o CTB, a pena é de detenção, de seis meses a um ano, ou multa, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.

Vítima de atentado?

Salles tentou forjar um ataque contra o seu carro, em postagem no Twitter. Na manhã desta sexta-feira, ele fez parecer que foi vítima de um atentado, ao mostrar foto do seu carro quebrado do lado direito do para-brisas.

Vídeos divulgados nas redes, no entanto, mostram que ele bateu em um motoqueiro com o lado esquerdo do veículo. Além disso, nada atingiu o seu carro durante todo o trajeto em que bate no motoqueiro e depois foge.

O que as imagens mostram, de maneira irrefutável, é que ele, ao tentar escapar de vaias, jogou o carro para cima, atropelou um motoqueiro entregador de aplicativos e fugiu sem prestar socorro.


Com DCM e Revista Fórum


Leia também


Últimas notícias