Assista hoje

‘Entre Vistas’ desta quinta-feira relembra a morte do reitor Cancellier

Paulo Markun reconta o suicídio do reitor após sua prisão em evidente abuso de poder da Polícia Federal. Entrevista será apresentada hoje às 21h30 na ‘TVT’

UFSC
UFSC
Cancellier: afastado judicialmente da reitoria e impedido de entrar na UFSC

São Paulo – O programa Entre Vistas, apresentado pelo jornalista Juca Kfouri na TVT, recebe nesta quinta-feira (3) o também jornalista Paulo Markun, que escreveu o livro Recurso Final, em que reconta a história da perseguição, prisão e suicídio como ato político de Luiz Carlos Cancellier de Olivo, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em outubro de 2017.

Em 14 de setembro daquele ano, o reitor foi preso pela Polícia Federal na operação Ouvidos Moucos, que apurava um suposto desvio de recursos públicos em cursos de educação a distância. Cancellier não era acusado de desvio. A suspeita era de que o reitor havia interferido nas investigações na corregedoria da universidade. Ficou dois dias preso, mas foi afastado judicialmente da reitoria e impedido de entrar na UFSC, o que abalou fortemente o reitor.

Considerando-se injustiçado e tendo seu nome criminalizado num procedimento sensacionalista com abuso de poder, duas semanas depois, Cancellier atirou-se no vão livre do Beira-mar Shopping, em Florianópolis.


‘Abusos, obscenidade e mentiras.’ Kakay critica Lava Jato e diz que ‘nunca viu algo parecido’


No livro Recurso Final, publicado pela Companhia das Letras, o escritor e jornalista Paulo Sérgio Markun – autor de livros reportagens sobre fatos da conjuntura brasileira, relembra toda essa história com minúcias. Ele pesquisou mais de vinte mil páginas de documentos oficiais, entrevistou parentes e amigos, entrevistou dezenas de amigos, professores, servidores e autoridades para, no final, mostrar o abuso de poder daquele ramo catarinense da operação Lava Jato, hoje bastante desqualificada pela publicação das mensagens no aplicativo de conversas Telegram, trocadas entre o então juiz Sérgio Moro e os procuradores do Ministério Público Federal.

Junto com Juca Kfouri participam como entrevistadores a ex-deputada e senadora por Santa Catarina e ex-ministra Ideli Salvatti; a vice-presidenta da UNE, Julia Aguiar; e o irmão do reitor, Acioli Cancellier de Olivo.

O Entre Vistas vai ao ar na TVT, canal 44,1 na Grande São Paulo às 21h30, ou pelo Youtube, no canal RedeTVT.


Leia também


Últimas notícias