eleições 2014

Em nova pesquisa Datafolha, Alckmin mantém reeleição no 1º turno

Instituto fez primeiro levantamento desde o registro das candidaturas. Além da liderança tucana em São Paulo, chama a atenção a candidatura Arruda, cassada pela Justiça, à frente no Distrito Federal

cc/ commons wikipedia

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, aparece vitorioso na intenção de se reeleger

São Paulo – Pesquisa divulgada hoje (15) pelo Datafolha mostra que o tucano Geraldo Alckmin ainda tem a dianteira absoluta em São Paulo, com 55% das intenções de voto, o que decidira a reeleição ainda no primeiro turno – ele tem mais que a soma de todos os adversários.

Em segundo lugar na disputa pelo governo paulista, aparece Paulo Skaf (PMDB), com 16%, seguido do petista Alexandre Padilha, que tem 5%. Os demais candidatos juntos têm 3% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Na hipótese de segundo turno, Alckmin também lidera a pesquisa com folga e venceria Skaf por 63% a 26%.

O Datafolha apurou, ainda, que Padilha tem a maior taxa de rejeição entre os eleitores de São Paulo, de 28%, seguidos por Skaf e Alckmin, praticamente empatados, respectivamente com 20% e 19%.

O instituto também investigou o nível de aprovação do governo Alckmin, que foi considerado bom ou ótimo por 47% dos entrevistados e regular, para outros 36%. Apenas 14% julgam a gestão do tucano ruim ou péssima.

A pesquisa foi registra no Tribunal Superior Eleitoral (TST) sob o número SP-00016/2014

Rio de Janeiro

O deputado Anthony Garotinho (PR) aparece sozinho para vencer as eleições ao governo fluminense, também segundo o Datafolha. O principal oponente, o senador e ex-ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), perdeu seis pontos percentuais desde o último levantamento, em julho, e oscilou de 24% para 18% das intenções de voto. O resultado do momento aponta Garotinho com 25% (tinha 24% no mês passado).

No TSE, a pesquisa foi registrada com o número RJ-00019/2014

Minas Gerais

O ex-ministro Fernando Pimentel, candidato do PT ao governo mineiro, está 13 pontos à frente do principal oponente até o momento, o tucano e também ex-ministro Pimenta da Veiga. Respectivamente, eles tiveram 29% e 16% das intenções de votos. No estado, porém, é grande o percentual de indecisos (31%) e de votos brancos ou nulos (14%), somando 45% do eleitorado ainda sem definição.

Distrito Federal

Mesmo tendo o registro da candidatura cassado pela Justiça Eleitoral, José Roberto Arruda (PR) lidera a corrida governamental no Distrito Federal, com 35% das intenções de voto, seguido pelo petista Agnelo Queiroz (19%), que tenta a reeleição, e Rodrigo Rollemberg (PSB), com 13%. O atual governador tem contra si um alto índice de rejeição, que chega aos 46%, de acordo com o Datafolha.

Paraná

PSDB e PMDB dividem a maioria das preferências entre os paranaenses. O tucano Beto Richa aparece com 39% das intenções, enquanto Roberto Requião tem 33%. A petista e ex-ministra Gleisi Hoffmann vem em terceiro lugar, com 11%. Indecisos somam 10% e brancos ou nulos, 5%.

Pernambuco

Armando Monteiro Neto (PTB) seria eleito governador no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje, aponta o Datafolha, que constatou 47% dos votos válidos para o senador, no levantamento divulgado hoje. Paulo Câmara, do PSB – afilhado político de Eduardo Campos, que morreu na quarta-feira (13) – aparece em segundo com apenas 13% das intenções.

Monteiro é o candidato indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e já foi presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Câmara foi secretário da Fazenda de Eduardo Campos, com quem contava para impulsionar sua candidatura.

Em instantes, mais informações


Leia também

Últimas notícias