Eleição indireta escolherá prefeito tampão para os próximos 8 meses em Campinas

São Paulo – Após quatro trocas no cargo de prefeito no último ano, os vereadores de campinas escolherão amanhã (10) o novo chefe do Executivo, que deverá assumir o comando […]

São Paulo – Após quatro trocas no cargo de prefeito no último ano, os vereadores de campinas escolherão amanhã (10) o novo chefe do Executivo, que deverá assumir o comando da cidade pelo menos até o final do ano. A eleição para o mandato-tampão não altera a disputa municipal que ocorrerá em outubro.

Em eleição indireta, conforme prevê a Constituição em caso de dupla vacância, na qual prefeito e vice foram cassados, os parlamentares do município terão quatro candidatos para escolher: os vereadores Pedro Serafim Júnior (PDT), Antonio Francisco dos Santos (PMN) e Arly de Lara Romêo (PSB) e o procurador José Ferreira Campos Filho (PRTB).

Serafim Júnior é o atual prefeito interino de Campinas. Ele assumiu o cargo por ser o presidente da Câmara Municipal após o impeachment definitivo do ex-vice-prefeito, Demétrio Villagra (PT), em meados de dezembro de 2011. Antes disso, o ex-prefeito, Dr. Hélio (PDT), também fora cassado depois do vazamento de um esquema de corrupção envolvendo membros do Executivo e lobistas da empresa mista de saneamento, Sanasa.

A eleição indireta está marcada para as 10 horas da manhã desta terça e precisará ter um quórum de, no mínimo, metade mais um dos vereadores presentes. O voto será aberto e o vencedor precisará somar ao menos 17 apoios. Caso nenhum dos candidatos obtenha este número, os dois mais votados disputarão um segundo turno, no mesmo dia, com eleição por maioria simples. Se houver empate, o mais velho vence.