Dilma e Serra fazem domingo de passeatas e de democracia no Rio

Apesar de organizadas em pontos diferentes, mobilização de manifestantes promete domingo 'quente'

A campanha da petista Dilma Roussef fará passeata, domingo, no Rio de Janeiro; José Serra também tem evento marcado na cidade (Foto: Roberto Stuckert Filho)

Rio de Janeiro – O próximo domingo (24) será, segundo a meteorologia, de temperatura alta na capital fluminense, mas o que também promete esquentar é a campanha eleitoral nas ruas da cidade, já que os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB,) têm grandes manifestações de rua programadas para o dia.

Idealizada pelo ex-governador e senador eleito de Minas Gerais Aécio Neves, uma grande passeata do PSDB, com a presença de Serra, tem concentração marcada para as 10 horas de domingo na orla de Copacabana (Posto 6)

A coordenação de campanha do PT, por sua vez, confirmou que uma passeata e uma carreata de apoio à Dilma acontecerão na zona oeste da cidade (o bairro ainda não foi definido), com início também previsto para a parte da manhã. Tanto o PT como o PSDB aguardam a presença de milhares de pessoas em suas manifestações.

A coincidência, que já era tratada como uma espécie de “duelo de passeatas” pelas direções das campanhas, ganhou tintas ainda mais fortes após a suposta agressão sofrida por Serra no Rio de Janeiro durante uma atividade de rua realizada na quarta-feira (20). Antes do incidente com o tucano, setores petistas queriam que a manifestação pró-Dilma acontecesse também na orla da cidade

Após o episódio e a polêmica que se seguiu, no entanto, prevaleceu a visão de que marcar um ato próximo ao outro poderia soar como provocação: “Dilma estará a uma semana da vitória. Tudo o que nós não queremos é problemas a essa altura do campeonato”, resume o senador eleito Lindberg Farias (PT).

Sempre ironizado por passar quase tanto tempo no Rio quanto passa em Minas, Aécio Neves será a grande estrela da manifestação do PSDB. Além dele e de Serra, foram confirmadas pelo vice, Indio da Costa (DEM), que atua como principal organizador do evento, as presenças dos governadores eleitos Geraldo Alckmin (São Paulo), Beto Richa (Paraná) e Antonio Anastasia (Minas Gerais).

O ex-presidente e senador eleito por Minas, Itamar Franco, e o senador eleito por São Paulo Aloysio Nunes Ferreira também estarão em Copacabana. Especula-se a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas ela não foi confirmada por Indio.

A grande estrela do ato de Dilma será o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que promete estar ao lado da candidata durante todo o domingo no Rio de Janeiro. Além de Lula, confirmaram presença na passeata da Zona Oeste o governador reeleito Sérgio Cabral (PMDB) e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), além dos três senadores que formarão a bancada fluminense a partir do ano que vem: Lindberg Farias (PT), Francisco Dornelles (PP) e Marcelo Crivella (PRB).

Uma prévia do poder de mobilização da candidatura de Dilma Rousseff no Rio de Janeiro aconteceu na quinta-feira (21), durante uma manifestação organizada pelas centrais sindicais que reuniu cerca de 5 mil pessoas em passeata pelas ruas do centro da cidade.

Iniciado na Candelária, o ato, convocado inicialmente pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) em “defesa do emprego, dos direitos, do patrimônio público e da soberania nacional”, se transformou em uma grande manifestação contra a privatização do pré-sal e em apoio à petista.

Na quinta-feira, circularam entre os presentes à passeata convocada pelas centrais alguns dos diversos manifestos em apoio à Dilma que foram lançados nos últimos dias por juristas, ambientalistas, ativistas dos direitos dos homossexuais, artistas, professores de universidades públicas e intelectuais, entre outros setores da sociedade civil. Também circulou um pequeno jornal com comparações entre os governos de Lula e de FHC.