Mudança na Esplanada

Daniela Carneiro deve se despedir nesta quinta do Turismo; cargo fica para Celso Sabino

Vaga da ministra na Esplanada dos Ministérios é da cota pessoal do presidente Lula, pelo apoio dela e do marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, à candidatura petista em 2022

Divulgação/Turismo
Divulgação/Turismo
Segundo especulações, Daniela pode ser vice-líder do governo na Câmara, como compensação por deixar ministério

São Paulo – É esperado para esta quinta-feira (6) o desfecho da passagem da deputada Daniela Carneiro pelo Ministério do Turismo. Ela deverá ter uma reunião (não confirmada oficialmente) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva às 15 horas, quando deve entregar sua demissão. Na agenda de Lula, nesse horário, aparece apenas o nome do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

A ainda ministra é conhecida como Daniela do Waguinho, por ser casada com o prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro (Republicanos). A vaga da ministra na Esplanada é da cota pessoal de Lula. Segundo a Folha de S. Paulo, Daniela chamou servidores da pasta para uma reunião às 17h de hoje, quando deve se despedir dos funcionários.

O presidente tem uma “dívida de gratidão” com o casal, que apoiou a candidatura petista em 2022, em uma região dominada pelo bolsonarismo e por igrejas. Daniela é evangélica e sua atitude de apoio à chapa foi considerado um ato de coragem.

Mas ela anunciou em abril que deixaria o União Brasil, o que o marido já fez, e a legenda cobra sua demissão, já que não a considera mais sua representante. Não é coincidência que a definição da situação se dê às vésperas da votação da reforma tributária na Câmara. O União Brasil tem uma bancada de 59 deputados.

Novo ministro do União Brasil

Agora, o partido deve ter o nome que indicou ao Planalto, do deputado federal Celso Sabino (União-PA), como novo ministro do Turismo.

O prefeito de Belford Roxo conversou com Padilha ontem, quando ambos acertaram os detalhes da saída de Daniela do governo. A assessoria de Waguinho divulgou nota na qual afirma que “ele e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, conversaram e selaram a paz e o fim das lamentações, ao menos por enquanto”.

“Segundo Waguinho, a conversa foi muito boa e com compromissos assumidos de muitos benefícios para os municípios do estado do Rio de Janeiro, em especial para Belford Roxo”, acrescenta a nota.

Compensações

De acordo com informações, Lula se comprometeu a construir um Instituto Federal de Educação e um hospital do câncer em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, como compensação para a saída de Daniela do Ministério do Turismo.

Teria sido acertado ainda que, ao reassumir seu posto de deputada federal, Daniela seja vice-líder do governo na Câmara dos Deputados. Essas compensações serão, ou não, confirmadas após a ministra deixar a pasta.


Leia também


Últimas notícias