Brasil

Celso Amorim é o entrevistado do ‘Prerrô’ deste sábado, na TVT

Ex-ministro das Relações Exteriores dos governos Itamar e Lula falará sobre tensões que permeiam Forças Armadas e governo Bolsonaro

Arquivo ABR
Arquivo ABR
“Não houve na história um momento de alinhamento tão grande com a política norte-americana”, critica Amorim

São Paulo – O ex-chanceler Celso Amorim será recebido pelas advogadas do Grupo Prerrogativas neste sábado (24), às 11h30, com transmissão ao vivo pela TVT de São Paulo. O ex-ministro das Relações Exteriores dos governos Itamar Franco e Luiz Inácio Lula da Silva irá falar sobre as tensões que permeiam Forças Armadas e governo Jair Bolsonaro, bem como as possibilidades para uma recomposição institucional em 2022, com vistas ao fortalecimento da democracia.

Amorim ainda falará sobre o enfrentamento da pandemia no Brasil e no mundo, as manifestações em Cuba, a presença cada vez mais forte da China na governança global e o novo processo de multipolaridade internacional sob a influência do governo Biden, além do redesenho das potências europeias mais a Russia, em circuito pós-pandêmico.

Participam da entrevista as professoras de Direito Internacional Carol Proner, Larissa Ramina e Gisele Ricobom, e o linguista Gustavo Conde. A live contará com as participações especiais da ex-presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper, do ex-candidato à presidência da República do Chile Marco Enríquez-Ominami, da escritora Pilar del Río e do escritor Raduan Nassar.

O entrevistado

Celso Luiz Nunes Amorim é diplomata. Foi ministro das Relações Exteriores no governo de Itamar Franco e no governo Lula e ministro da Defesa do governo Dilma. Formado pelo Instituto Rio Branco, obteve pós-graduação em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria.

Entre 1995 e 1999, foi chefe da Missão Permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), da qual chegou a ser presidente do Conselho de Segurança. Amorim foi embaixador do Brasil no Reino Unido antes de assumir o Itamaraty, em 2003, após convite do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Grupo Prerrogativas

Carol Proner é professora de Direito Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha, é integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). É autora de artigos e livros sobre temas de direitos humanos, direitos fundamentais e democracia, direito internacional público e direito internacional.

Gisele Ricobom é doutora em Direito pela Universidade Pablo de Olavide, da Espanha. Mestre em Direito pela UFSC.  Professora do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ. Integrante da ABJD e do Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina.

Larissa Ramina é professora de Direito Internacional Público da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da mesma instituição. É pós-doutora pela Université Paris Ouest Nanterre La Défense e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Também integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e do Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina.

Gustavo Conde é mestre em linguística pela Unicamp. Comunicador e jornalista, fundou o Canal do Conde, espaço em que apresenta lives e entrevistas voltadas à cena política e cultural do país. É integrante honorário do Grupo Prerrogativas.


Leia também


Últimas notícias