Nova pesquisa

Castro tem 31% contra 21% de Freixo na disputa pelo governo do Rio, revela Genial/Quaest

Pesquisa também indica que alto índice de votos em branco e nulos se mantêm na disputa para governador. Na corrida pela Presidência, Bolsonaro ultrapassa Lula no estado

Paulo Sergio/Câmara dos Deputados e Fernando Frazão/ABr/Brasil de Fato
Paulo Sergio/Câmara dos Deputados e Fernando Frazão/ABr/Brasil de Fato
Os dois cresceram na disputa na comparação com a rodada anterior, publicada em agosto, em que Castro tinha 25% dos votos e Freixo 19%

São Paulo – Pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quinta-feira (15), traz o governador Cláudio Castro (PL) à frente, com 31% das intenções de voto, na corrida pelo governo do Rio de Janeiro. O candidato à reeleição é seguido pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que aparece com 21% dos votos. 

Os dois cresceram na disputa na comparação com a rodada anterior, publicada em agosto, em que Castro tinha 25% dos votos e Freixo, 19%. A diferença entre os candidatos é de agora 10 pontos percentuais. 

A pesquisa segue com Rodrigo Neves (PDT) em terceiro lugar, com 7%, um ponto percentual a mais. O candidato Cyro Garcia (PSTU) vem na sequência, com 4%. Os nomes de Paulo Ganime (Novo), Juliete Pantoja (Unidade Popular) e Wilson Witzel (Partido da Mulher) atingiram 2% dos votos. A candidatura de Witzel, porém, foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), assim como a de Luiz Eugênio Honorato (PCO), que chegou a ter 1% dos votos. O candidato Eduardo Serra (PCB) também tem 1%. 

Segundo turno

Houve uma queda na proporção dos que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar, mas ela ainda segue alta. Em agosto, eram 24% e agora são 16%. Outros 13% seguem indecisos, mesmo total do levantamento anterior.

Na simulação de segundo turno, em dois cenários o candidato do PL venceria a disputa. No embate contra Freixo, Castro tem 42% dos votos, ante 34% do candidato do PSB. Nesse cenário, o total de votos brancos e nulos chega a 15% e indecisos, 9%. O atual governador ganha com uma diferença ainda maior na disputa contra o candidato do PDT. Ele alcança 43% sobre os 24% dos votos em Rodrigo Neves. Em branco e nulos somam 22% e indecisos, 11%. 

Em um segundo turno entre Freixo e Neves, o candidato do PSB tem 33% e o do PDT, 29%. Brancos e nulos somam 27% e indecisos, 11%. A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.500 pessoas com mais de 16 anos entre sábado e terça (10 a 13). As entrevistas foram feitas nas casas do eleitores. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral sob os protocolos RJ-06349/2022 e BR-01798/2022. 

Marcelo Freixo defende fiscalização da Marinha para barrar entrada de armas no Rio

Senado no Rio

Os eleitores fluminenses também foram consultados sobre as intenções de voto para o Senado. O candidato à reeleição Romário (PL) aparece à frente, com 37% dos votos. Ele é seguido por Alessandro Molon (PSB), com 13%. Cabo Daciolo (PDT) e Clarissa Garotinho (União Brasil) têm 9% cada. 

Intenção de voto estimulada para senador

  • Romário (PL) – 37%
  • Alessandro Molon (PSB) – 13%
  • Cabo Daciolo (PDT) — 9%
  • Clarissa Garotinho (União Brasil) – 9%
  • André Ceciliano (PT) – 4%
  • Professor Helvio Costa (DC)* – 1%
  • Marcelo Itagiba (Avante) – 1%
  • Bárbara Sinedino (PSTU) — 0
  • Raul Bittencourt (UP) — 0
  • Hiran Roedel (PCB) — 0
  • Antônio Hermano (PCO)* — 0
  • Sued Haidar (PMB) — 0
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 17%
  • Não sabe/Não respondeu – 9%

Corrida presidencial 

A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre as preferências eleitorais para presidente. Nesse cenário, o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) apareceu à frente, pela primeira vez, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que vinha liderando a disputa no Rio de Janeiro no primeiro turno. Bolsonaro tem agora 40% das intenções de voto, contra 36% do petista, que perdeu três pontos percentuais. A situação, contudo, é de empate técnico no segundo turno. 

O presidente tem 45%, enquanto Lula marca 44%. Houve também aumento na rejeição do PT, em que 44% dos eleitores afirmaram temer a volta do partido ao poder. Outros 42% disseram ter maior medo da continuidade do governo Bolsonaro. 

Nova pesquisa Quaest para presidente mostra Lula na liderança, com 42%. Bolsonaro tem 34%