No batente

‘CartaCapital’: Bolsonaro trabalhou, em média, menos de três horas por dia em junho

Durante oito dias, o presidente não teve nenhum compromisso na agenda oficial, aponta revista

Reprodução
Reprodução
No meio da pandemia, presidente contou aos fãs que sua agenda anda 'folgada'

Da CartaCapital – O presidente Jair Bolsonaro afirmou na tarde da quinta-feira 8 que a sua agenda anda ‘meio folgada’. A declaração foi dada a apoiadores, para os quais o presidente dedicou cerca de 50 minutos em conversa no ‘cercadinho’ do Palácio da Alvorada.

CartaCapital decidiu, então, conferir se a agenda do presidente estava mesmo pacata e se a afirmação não se tratava de mais uma fake news. A conclusão é: Bolsonaro, dessa vez, falou a verdade.

Em junho, por exemplo, mês que o Brasil ultrapassou a triste marca de 500 mil mortes pela Covid-19, o presidente dedicou apenas 83 horas e 25 minutos ao trabalho, ao menos segundo os registros oficiais. A reportagem descontou as horas de deslocamento que, também conforme sua agenda oficial, somam cerca de 31 horas e 8 minutos no mês.

Os números confirmam a narrativa de Bolsonaro. Não é incomum, contudo, que chefes de estado omitam encontros de sua agenda oficial. Não existe previsão legal que obrigue a publicidade de compromissos e encontros do presidente e do vice-presidente.

Ainda sim, 83 horas de registro oficial de trabalho é muito pouco perto da jornada média do brasileiro, que trabalha cerca de 220 horas por mês. Por 8 dias, Bolsonaro não teve nenhum compromisso na agenda oficial. Chama a atenção o período entre

dias 3 e 6 de junho, com zero horas trabalhadas.

Para quem quiser acompanhar a ‘folgada’ agenda oficial do presidente Jair Bolsonaro pode acessar o próprio site oficial do governo federal ou recorrer ao robô ‘O Presidente trabalhou hoje?’, na @bot_agenda_pr no Twitter, que diariamente calcula as horas trabalhadas por Bolsonaro e divulga na rede social.