Brasil merece assento no Conselho de Segurança da ONU, diz Hillary

São Paulo – A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse que o Brasil deve participar do Conselho de Segurança da ONU. “É difícil imaginar – no futuro – o […]

São Paulo – A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse que o Brasil deve participar do Conselho de Segurança da ONU. “É difícil imaginar – no futuro – o Conselho de Segurança sem incluir um país como o Brasil, com todo seu progresso e modelo de democracia”, afirmou ela durante entrevista coletiva no Itamaraty, nesta segunda-feira (16), ao lado do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

“Estamos comprometidos com os esforços de reforma na ONU, não apenas no Conselho de Segurança. Acreditamos que os EUA mostraram um compromisso maior com a reforma do que todos os colegas do conselho”, acrescentou Hillary que faz viagem de dois dias ao Brasil.  “Mas também aprendemos que, até que outros países se comprometam, não faremos o progresso necessário”, lamentou.

Segundo ela, os Estados Unidos apoiam a reforma no conselho e disse que a “viabilidade” do organismo no século 21 depende de uma “atualização”.

Atualmente o Conselho de Segurança da ONU mantém estrutura que segue o modelo que existia no mundo depois da Segunda Guerra Mundial. Ocupam as vagas permanentes no órgão os Estados Unidos, a Rússia, a China, a França e a Inglaterra. Há ainda os assentos provisórios, que são ocupados pelo Brasil, Japão, México, Líbano, Gabão, Turquia, Bósnia-Herzegovina, Nigéria, Áustria e Uganda.

Com informações do Portal do Planalto