Eleições

Lula dispara nas intenções de voto em Minas, mostra pesquisa Genial/Quaest

Distância entre Lula e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) subiu de 7 para 12 pontos desde 15 de setembro. Pesquisa mostra também que, se a eleição fosse hoje, Bolsonaro estaria muito abaixo do seu desempenho de urna de 2018, mesmo no Rio de Janeiro

Reprodução
Reprodução
É o primeiro direito de resposta concedido pelo TSE na propaganda gratuita de televisão nessa disputa presidencial

São Paulo – Pesquisa Genial/Quaest sobre a intenção de voto para a Presidência da República nos três maiores colégios eleitorais do país – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dispara em Minas. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (26), há um aumento na distância entre Lula e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), que subiu de 7 para 12 pontos desde o dia 15 (confira gráficos no final da reportagem.)

O candidato da coligação Brasil da Esperança aparece com 45%, enquanto Bolsonaro, com 33%. Desde 1989, todos os presidentes eleitos venceram em Minas Gerais, onde Lula dispara, como lembrou Felipe Nunes, diretor da Quaest e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os dados que apontam disputa acirrada em São Paulo e no Rio, com empates na margem de erro, mostram também interrupção na tendência de recuperação de Bolsonaro em São Paulo. A distância manteve-se próxima dos dois pontos. Lula aparece com 37% e Bolsonaro, com 35%. O PT venceu três eleições presidenciais sem ter vencido em São Paulo.

No Rio, o empate técnico entre ambos se mantém desde março. Bolsonaro aparece numericamente na frente, com 39%. E Lula com 37%. Os eleitores do estado já deram vitória ao PT e ao candidato à reeleição.

A Genial/Quaest comparou os resultados das eleições de 2018, que deram vitória a Bolsonaro, com os da pesquisa atual, para simular o desafio que o atual presidente tem pela frente para se manter no Palácio. A conclusão foi a de que, se a eleição fosse hoje, Bolsonaro estaria muito aquém do seu desempenho há quatro anos. Inclusive no RJ.

No próximo sábado (1º), o instituto divulgará nova pesquisa nestes três estados, que somam 40% do eleitorado apto a votar nestas eleições. Ou seja, aproximadamente 63 milhões de eleitores.