Datafolha

Lula segue líder no Sudeste e Nordeste, e empata em redutos bolsonaristas

Pesquisa confirma liderança de Lula nos estados do Sudeste e do Nordeste e mostra empate no Sul, Norte e Centro-Oeste, redutos de apoio a Bolsonaro

Montagem/Ricardo Stuckert/Carolina Antunes
Montagem/Ricardo Stuckert/Carolina Antunes
Se a eleição fosse hoje, Lula venceria nos dois maiories colégios eleitorais do país (70% dos eleitores) e empataria em redutos bolsonaristas

São Paulo – Detalhes da pesquisa Datafolha, divulgados nesta sexta-feira (24), mostram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue líder na preferência do eleitorado no Sudeste e no Nordeste. Entre os eleitores dos estados do Sudeste, que compõem o maior colégio eleitoral do país – 43% do total, segundo o próprio instituto de pesquisa —, Lula passou de 32% em maio para 35%. Como a margem de erro para essa região é de três pontos, Lula pode oscilar entre 32% e 38%. O presidente Jair Bolsonaro (PL), pré-candidato à reeleição, tinha 23% no levantamento anterior e passou a 25%.

Na região Nordeste, a segunda do país com maior número de eleitores, correspondente a 27% do total, Lula tem 48% da preferência. Considerando a margem de erro regional, de 3,8 pontos percentuais, o ex-presidente praticamente se manteve no mesmo patamar de maio para cá. E poderia ter de 44,2% a 51,8% dos votos, caso a eleição fosse hoje. Bolsonaro passou de 15% para 18%.

Sul, Norte e Centro-oeste

Além de reforçar o bom posicionamento de Lula no Sudeste e no Nordeste, a pesquisa mostra também que Lula está empatado com o presidente em regiões em que predominavam o voto bolsonarista. Na região Sul, que concentra 15% do eleitorado, o petista passou de 36% para 31%. Como a margem de erro para a região é 5,2%, ele pode ir de 25,8% a 36,2%. A região deu a Bolsonaro 68,3% dos votos na eleição de 2018. Apesar da queda, Lula ainda está na frente de Bolsonaro. Na pesquisa anterior, feita em maio, o atual presidente tinha 25% e passou para 28%, podendo oscilar de 22,8% a 33,2%. A situação é de empate técnico.

Há divisão também entre a preferência dos eleitores das regiões Centro-Oeste e Norte, que dão empate entre Lula e Bolsonaro. O petista tinha 33% e passou para 32%. Bolsonaro tinha 31% e passou para 32%. Entre as regiões, foi a menor variação desde a última pesquisa. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais

O resultado é importante. A região em que predomina o agronegócio sempre apoiou Bolsonaro e confiou a ele 66,5% dos votos em 2018. E no Norte, os votos bolsonaristas somaram 51,9%.

O Datafolha soma dados das duas regiões, que respondem por 15% do total do colégio eleitoral, para evitar margem de erro muito grande. A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09088/2022.