Memória

Morre Jacó Bittar, 81, ex-prefeito de Campinas e um dos fundadores do PT

Jacó Bittar foi um dos expoentes no então novo sindicalismo nos anos 1970. Fundou o sindicato dos petroleiros de Paulínia, o PT e a CUT

Reprodução
Reprodução
Jacó Bittar inovou na gestão municipal de Campinas, diz PSB

São Paulo – O ex-prefeito de Campinas Jacó Bittar morreu nesta quinta-feira (25), aos 81 anos. Ele sofria de Parkinson há alguns anos e a morte decorreu de complicações da doença. Bittar foi um dos fundadores do Sindicato dos Petroleiros de Paulínia e região, em 1973. Foi um dos expoentes do movimento sindical que abalou a ditadura naquela década. E, ao lado de líderes como o ex-presidente Lula, Olívio Dutra e Luiz Gushiken. Foi um dos fundadores do PT, em 1980. Disputou a primeira eleição da legenda em 1982, concorrendo ao Senado – com a atriz Lélia Abramo de suplente – na chapa que tinha Lula candidato a governador e Hélio Bicudo de vice.

Em 1983, participou da fundação da CUT e, em 1988, foi eleito prefeito de Campinas, terceira maior cidade do estado de São Paulo. Em 1991, quando ainda era prefeito, migrou para o PSB, mas sempre foi muito respeitado pelos amigos do PT. Recentemente, Jacó Bittar recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua casa.

jacó bittar
Há poucos dias, Jacó Bittar recebeu Lula em sua casa (Reprodução Twitter)

Despedida

O ex-prefeito Jonas Donizette disse à CBN que Campinas perde um grande líder. “Era uma pessoa muito querida, especialmente pelas pessoas da periferia da nossa cidade. Fica o nosso sentimento e a saudade”, afirmou.

O partido se manifestou em nota divulgada pelo vice-prefeito, Wanderley de Almeida, o Wandão. “Ao longo de mais de 50 anos de militância pelo Brasil, Jacó Bittar foi personagem ativo nas lutas e transformações sociais do país, sendo condutor ideológico e construtor da democracia brasileira. Em Campinas, revolucionou a cidade com administração moderna, inovadora através de seus projetos sustentáveis, ecológicos, educacionais e de mobilidade urbana”, diz trecho.

O velório de Jacó será a partir das 11h30 na Capela do Cemitério da Saudade, em Campinas. O enterro está previsto para as 16h30, no Cemitério de Sousas.