ASCENSÃO E QUEDA

TVT exibe documentário sobre como Sergio Moro se tornou um ‘juiz acima da lei’

Produção traz entrevistas exclusivas e mostra violações cometidas pelo ex-juiz

DIVULGAÇÃO/TVT
DIVULGAÇÃO/TVT
Violações de direitos e garantias constitucionais, conluio entre magistrados e o Ministério Público, entre outras ilegalidades cometidas pelo ex-juiz Sergio Moro estão presentes no documentário

São Paulo – O documentário Sergio Moro: A construção de um juiz acima da lei será exibido no canal da TVT, neste sábado (19), às 22h30. A produção é um registro histórico de uma série de violações a direitos e garantias constitucionais que marcaram a trajetória do ex-juiz na magistratura.  O filme expõe os métodos usados por Moro, a partir do depoimento de personagens que acompanharam os casos escabrosos de perto.

O curta-metragem, feito pelos jornalistas Luis Nassif , Cintia Alves e Marcelo Auler, apresenta relatos de arbitrariedades, todas elas documentadas em decisões e depoimentos, inclusive reconhecidas, em 2013, no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ministro Celso de Mello que, na ocasião, chamou Moro de “juiz travestido de investigado”.

O documentário sobre Moro mostra como sua trajetória foi viabilizada pela hesitação do Supremo Tribunal Federal para condenar os abusos do ex-juiz, bem como pelo apoio massivo da imprensa nacional ao que se apelidou de “combate à corrupção”, com interesses político-partidários. Esses pontos também são abordados no vídeo.

O filme contém entrevistas exclusivas com Alberto Toron (advogado criminalista); Celso Tres (procurador da República); Cezar Roberto Bitencourt (doutor em Direito Penal); Cristiano Zanin Martins (advogado do ex-presidente Lula); Fernando Augusto Fernandes (criminalista e autor do livro “Geopolítica da Intervenção – A verdadeira história da Lava Jato”); Geoffrey Robertson (advogado internacional de Direitos Humanos); Gerson Machado (delegado aposentado da Polícia Federal); Mário Magalhães (escritor e ex-ombudsman da Folha de S. Paulo); e Michel Saliba (criminalista).

A produção será exibida na TVT, no canal 44.1 para a Grande São Paulo, e no canal da rede no YouTube.