INVESTIGAÇÃO

CPI da Covid: lobista Marconny Faria será ouvido hoje, após médico cancelar atestado

Depoente é apontado como lobista da Precisa e atuou na intermediação das negociações com o governo envolvendo a vacina Covaxin

ARQUIVO PESSOAL
ARQUIVO PESSOAL
Marconny Faria havia conseguido atestado médico de 20 dias, mas doutor que concedeu o documento notou uma simulação por parte do paciente

São Paulo – A CPI da Covid convocou o lobista Marconny Faria para prestar depoimento, nesta quinta-feira (2), após o médico que havia concedido um atestado de 20 dias cancelar o documento. Para o dia de hoje, estava marcada a presença do ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo Filho, mas o depoimento será remarcado.

Marconny Faria é apontado como lobista da Precisa Medicamentos, empresa que atuou como intermediária no contrato da vacina indiana Covaxin e que está sob investigação. Segundo a investigação dos senadores, mensagens trocadas mostram o depoente conversando com o ex-secretário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) José Ricardo Santana conversando sobre o processo de contratação de 12 milhões de testes de covid-19 entre o Ministério da Saúde e a Precisa.

Uma das mensagens trocadas aponta que “um senador” poderia ajudar a “desatar o nó” do processo. Além disso, Santana menciona que conheceu o Marconny Faria na casa da advogada do presidente da República Jair Bolsonaro, Karina Kufa, que deverá ser ouvida nas próximas reuniões da CPI da Covid.

Atestado de Marconny cancelado

O vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), responsável pelo requerimento de convocação do lobista, informou o cancelamento do atestado de Marconny, no fim da tarde de ontem (1º). O parlamentar disse ainda que o médico enviará explicações à CPI.

“Médico que concedeu o atestado do Sr. Marconny Faria, entrou em contato conosco e disse que foi ele que concedeu o atestado, mas que notou uma simulação por parte do paciente e que deseja cancelar o mesmo. Com isso, amanhã receberemos o Sr. Marconny na CPI da Covid”, escreveu Randolfe em sua conta no Twitter.

Ainda durante a noite, Randolfe postou uma mensagem pedindo “especial atenção de todos” para o depoimento marcado para hoje. “Spoiler: o modus operandi dele impressiona até os investigadores mais experientes. Acreditem!”, alertou.

Plano B da CPI

A VTCLog é suspeita de ter feito pagamentos ao ex-diretor de logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias. Durante o dia de ontem, o motoboy da empresa de logística confirmou ter sacado quantias milionárias na “boca do caixa”.

De acordo com Omar Aziz, a diretora-executiva da VTCLog, Andreia Lima, será ouvida caso o lobista Marconny Nunes Ribeiro Albernaz de Faria não compareça para depor nesta quinta-feira. O presidente da CPI informou que a Polícia Legislativa não conseguiu intimar Faria para prestar depoimento. O senador determinou à Advocacia do Senado que busque na Justiça um mandado para assegurar a presença do lobista “sob vara”.

* Com informações da Agência Senado


Leia também


Últimas notícias