Entrevista

Para Lula, TSE e STF tentam corrigir ‘insanidade’ de Bolsonaro

Ex-presidente afirmou que Bolsonaro deveria parar de “procurar pelo em ovo”, já que não há registro de fraude nas urnas eletrônicas

Reprodução/TVT
Reprodução/TVT
Lula afirmou que Bolsonaro é o único que pode dizer que ganhou uma eleição "roubada" em 2018

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou como positiva a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de abrir inquérito contra Jair Bolsonaro para investigar os ataques às eleições de 2022. Além disso, o TSE pediu a inclusão de Bolsonaro no inquérito das fake news aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para Lula, Bolsonaro “tem que parar de falar bobagem”, já que a sociedade não suporta mais as “cretinices” ditas por ele todos os dias.

“Ao tomar essa decisão, acho que o TSE começa a colocar as coisas no seu devido lugar”, disse Lula, em entrevista a Glauco Faria, para o Jornal Brasil Atual, nesta terça-feira (3). “As instituições estão no caminho certo para tentar corrigir a insanidade do presidente”, acrescentou.

Para o ex-presidente, Bolsonaro fica “procurando pelo em ovo”, quando coloca o voto eletrônico em suspeição. “Só tem um candidato que pode dizer que ganhou uma eleição roubada, com base na mentira e no medo, que é o Bolsonaro.”

Para Lula, Bolsonaro enganou a sociedade, quando prometeu governar o Brasil. “Quem governa o país hoje é o (ministro da Economia) Paulo Guedes, do lado do desmonte das empresas públicas brasileiras, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Bolsonaro prefere ficar passeando de motocicleta.”

Em vez de atacar as instituições, Bolsonaro deveria se preocupar em cuidar das mazelas que atingem o povo brasileiro, como a fome e o desemprego. “O arroz, por exemplo, já subiu quase 50%. O feijão, quase 25%. A carne, quase 40%. As coisas têm subido de forma muito descontrolada por parte do governo”, disse Lula.

Pandemia

Além disso, Bolsonaro não deu respostas adequadas à pandemia, segundo Lula. “Tenho dito que ele tem que ser tratado como um genocida, porque mais da metade das pessoas que morreram se deve à irresponsabilidade do governo, por não ter comprado vacina no momento certo. Passou um ano receitando cloroquina, quando a ciência já tinha provado que não servia para cuidar da covid-19. Além de dizer, a todo momento, que o uso de máscaras é uma bobagem”, atacou.

“Fico imaginando como que a sociedade brasileira pode sobreviver e suportar um presidente que mente todo dia. Não só para mim, ele mente para a sociedade. Ele tem a pachorra de pegar o avião presidencial, ir até Presidente Prudente, para fazer uma passeata de motocicleta e não tem a pachorra de visitar um hospital. Não tem a pachorra de passar pelo centro de São Paulo e ver aquelas pessoas dormindo na rua.”

Para o ex-presidente, a CPI da Covid já comprovou crimes que foram cometidos na aquisição de vacinas. Por outro lado, Lula afirmou que é preciso que o STF impeça que os depoentes mintam na CPI. “Não é possível que o cidadão tenha a cara-de-pau de fazer o que o Pazuello fez, se escondendo atrás do título de general, tentando diminuir a sua responsabilidade em toda a falcatrua que houve no Ministério da Saúde”, criticou.

Ele afirmou que os trabalhos da CPI serão eficazes para revelar à sociedade a “bandalheira” que resultou num número de mortos pela pandemia desproporcional à média dos demais países. Além disso, vai servir para que nunca mais uma pessoa que não entenda de saúde ocupe o ministério, tomando decisões sem ouvir a ciência.

Democracia e antipolítica

“Quando você nega a política, e diz que todo mundo é ladrão, que o Congresso não presta, o resultado é o fascismo, o nazismo e a ditadura. É um governo autoritário”, disse Lula. Ao contrário, ele afirmou que “a política é extraordinária”, quando exercida democraticamente. “Porque permite a alternância de poder. Não apenas a alternância de pessoas, mas de classes sociais. Você pode ter um intelectual, um metalúrgico, um engenheiro, um empresário, um jovem.”

Por outro lado, Lula destacou que é preciso saber escolher os políticos. “Por exemplo, se você quer uma reforma tributária que o rico pague imposto de renda. Então não pode votar em rico para o Congresso Nacional. Se você quer que tenha uma política correta de reforma agrária, tranquila e pacífica, para que as terras improdutivas sejam distribuídas de forma justa, não pode votar em 300 deputados ruralistas. Não pode votar em patrão querendo que ele faça aquilo que o trabalhador deseja. Não pode votar em banqueiro querendo que ele faça as coisas melhorarem para os bancários”.

Reforma tributária

Lula atribui parte das responsabilidades pela negação da política a setores da imprensa, que foram cooptados pelo neoliberalismo. “Houve a reforma da Previdência e você não via um trabalhador ser chamado num jornal para defender a Previdência. Teve reforma trabalhista, e você não via ser chamado um trabalhador para falar contra”. Em vez de informar, esses veículos de imprensa atuam para defender os interesses dos donos dos meios de comunicação, segundo Lula.

Sobre o debate atual da reforma tributária, Lula afirmou que são necessárias duas medidas para “fazer o Brasil dar certo”: uma é colocar o povo no orçamento. E a outra é colocar o rico no imposto de renda. Na  verdade, quem paga imposto de renda nesse país é quem trabalha, quem recebe salário e é descontado na fonte”.

Assista à entrevista

Redação: Tiago Pereira – Edição: Helder Lima