Capital do Pará

Edmilson (Psol) e Delegado Eguchi (Patriota) disputarão 2º turno em Belém

Ex-prefeito e deputado federal recebeu 34,24% dos votos. Delegado bolsonarista ficou com 23,06%

Reprodução
Reprodução
Edmilson lidera, mas delegado bolsonarista surpreende e vai ao segundo turno

São Paulo – A eleição para a prefeitura de Belém do Pará será definida em segundo turno. Edmilson Rodrigues, do Psol, e o delegado federal Everaldo Eguchi, do Patriotas, disputarão o pleito, no próximo dia 29. Deputado federal, Edmilson Rodrigues é professor, arquiteto e foi prefeito de Belém entre 1997 e 2004. Também já passou por três mandatos como deputado estadual e dois de deputado federal. Ao lado de seu vice, o ex-deputado estadual Edilson Moura (PT), recebeu 34,24% dos votos neste domingo (15), com 98,67% das urnas apuradas. Em segundo lugar, o delegado Eguchi e seu vice, o policial militar Sargento Quemer (também do Patriotas) ficaram com 23,06%.

A eleição em Belém teve ainda o deputado federal José Priante (MDB) e sua vice, a pastora evangélica Patrícia Queiroz, em terceiro, com 17,03%. O deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania) e sua vice, a servidora pública Marinalva Muniz da Silva (PSDB), ficaram em quarto, com 8,08%. Seguidos por Cássio Andrade (PSB), 6,89%; Vavá Martins (Republicanos), 6,79%; Gustavo Sefer (PSD), 3,16% e Guilherme Lessa (PTC), 0,33%.

Mário Couto (PRTB), 0,16%, teve a candidatura anulada (sub júdice). Participaram ainda Cleber Rabelo (PSTU), com 0,14% e Dr. Jeronimo Sousa (PMB), que contou com 0,10% dos votos. Jair Lopes (PCO), com 0,02%, também teve sua candidatura anulada (sub júdice). Votos brancos e nulos somaram 9,14%.

Amazônia

Localizada na Amazônia Oriental, a capital do Pará é uma cidade histórica e portuária. Município mais populoso do estado, conta com cerca de 1,5 milhão de habitantes (IBGE). Fica ao extremo nordeste da maior floresta tropical do mundo, sendo a capital mais chuvosa do Brasil devido a seu clima equatorial.

Ocupa a 22ª posição no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano entre as capitais do país: 0,746, que é considerado alto. A economia belenense tem como base atividades do comércio, serviços e turismo. Conta também com grande número de indústrias alimentícias, navais, metalúrgicas, pesqueiras, químicas e madeireiras.