george hilton

Ministro do Esporte pede exoneração e está fora do governo

Divulgação foi feita por meio do Palácio do Planalto em nota. Vaga é mais uma a ser negociada dentro da mudança de cargos que Executivo fará até sexta-feira

memória/ebc

Hilton é do PRB, sigla que estava tendendo a deixar a base do governo

Brasília – O Palácio do Planalto informou na tarde de hoje (30) que o ministro do Esporte, George Hilton, acaba de deixar o ministério. O cargo passa a ser ocupado interinamente pelo atual secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do órgão, Ricardo Leyser Gonçalves. A saída mostra mais uma vaga a ser negociada para preenchimento no Executivo dentro da mudança de cargos que o governo está estudando, dentro da recomposição da base aliada.

Algumas semanas atrás, tinha surgido uma especulação sobre o desembarque do ministro do cargo. Ele era do PRB, sigla que estava tendendo a deixar a base do governo, mas apesar de declarações de vários parlamentares, ainda vinha contando com divergências internas para oficializar este posicionamento.

Na última semana Hilton migrou do PRB para o Pros e aumentou as apostas de que teria trocado de partido para continuar no ministério, como forma de dar continuidade aos trabalhos que vem implementando no país junto ao setor, sobretudo na coordenação dos jogos olímpicos, a serem realizados em junho, no Rio de Janeiro.

A decisão desta tarde, que de acordo com o Planalto foi tomada pelo próprio ministro, aumenta o rol de negociações para composição dos cargos. Estarão sendo definidos, até sexta-feira (1), os nomes para quase 600 cargos que estão sendo deixados por integrantes do PMDB e passarão a ser ocupados por políticos e técnicos de partidos da base aliada, dentre os quais, PR, PSD, PTN, PHS e PTB.

O ministro que assume, Ricardo Leyser, 45 anos, trabalha no Ministério do Esporte desde 2003, ano em que a pasta foi criada. Em novembro de 2015, ele retornou à Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, que havia comandado por seis anos, a partir do início de 2009, após ocupar, entre janeiro e novembro de 2015, a Secretaria Executiva da pasta.

Ao comunicar a saída do ministro, o Palácio do Planalto elogiou sua atuação e agradeceu pelo trabalho realizado à frente da pasta.