políticas públicas

Padilha quer aprimorar relações entre capital, Grande SP e governo do estado

Secretário de Relações Governamentais aproveita experiência de ministro das Relações Institucionais do governo Lula para articular aprovação de projetos que sustentem políticas públicas

“Quando se é gestor público, tem que se ter coragem de implementar as ações, depois o reconhecimento vem”

São Paulo – O secretário de Relações Governamentais da prefeitura de São Paulo, Alexandre Padilha, em entrevista à Rádio Brasil Atual, detalhou os desafios da pasta. Ele disse que espera reproduzir na secretaria os êxitos alcançados como ministro das Relações Institucionais durante o governo Lula, quando era o responsável por articular, junto ao Congresso a aprovação de projetos de leis que garantiam a sustentação de políticas públicas de todo o governo, como o Bolsa Família, o Prouni, e também parcerias com governadores e prefeitos em projetos como o Minha Casa Minha Vida.

Já como fruto do entendimento com a Câmara Municipal, Padilha destaca a liberação de verbas para a construção de um hospital na Brasilândia, zona norte da capital, projeto que se arrastava há anos e, agora, vai sair do papel.

Os esforços empreendidos junto ao governo federal, segundo o secretário, garantiram recursos do PAC para a implementação de 11 novos corredores de ônibus e obras de prevenção de enchentes. Tudo o que se vai mudar, na cidade de São Paulo, se enfrenta polêmica”, comentou o secretário, em referência a medidas como os corredores de ônibus e ciclovias que enfrentaram resistência, mas, hoje, gozam da aprovação da maior parte da população.

Padilha ressaltou a necessidade de aprimorar as relações entre a capital, os municípios da região metropolitana e o governo do estado. “Nos últimos dois anos, pela primeira vez na história da cidade, nasceram mais crianças em hospitais municipais do que em estaduais. O município, às vezes, tem que arcar com o fato de outros entes não estarem assumindo as suas responsabilidades”, disse.

Sobre a corrida eleitoral do ano que vem, diz que é cedo para fazer qualquer previsão, mas que o prefeito Fernando Haddad vai chegar forte em 2016. “Ele já mostrou a que veio e toma as iniciativas que pautam a cidade.”

Confira a entrevista completa da Rádio Brasil Atual: