Na presidência, Itamar implantou Plano Real e controlou inflação

São Paulo – Destaque da política mineira, Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu em 28 de junho de 1930, a bordo de um navio, e foi registrado em Salvador (BA) por […]

São Paulo – Destaque da política mineira, Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu em 28 de junho de 1930, a bordo de um navio, e foi registrado em Salvador (BA) por sua mãe, Itália Cautiero Franco – seu pai, Augusto César Stiebler Franco, havia morrido meses antes. A família, no entanto, voltou para Juiz de Fora (MG) após alguns meses. Lá, iniciou sua vida política no movimento estudantil, no curso de engenharia civil.

Filiado ao PTB, disputou cargo de vereador e vice-prefeito em sua cidade na década de 1950. Com o golpe militar de 1964, migrou para o MDB. Elegeu-se prefeito de Juiz de Fora em 1967. Foi reeleito em 1972, mas deixou o cargo para conquistar uma vaga no senado, um ano depois. Foi reeleito em 1982, já pelo PMDB e participou da elaboração da Constituição Federal de 1988. Em1989, trocou novamente de partido, indo para o pequeno PRN para disputar a eleição na vaga de vice-presidente de Fernando Collor de Mello. 

Itamar assumiu a Presidência da República em 29 de novembro de 1992, após a aprovação, pelo Congresso, do impeachment do então presidente Fernando Collor. Seu governo implementou o Plano Real, lançado em 1994, que conseguiu controlar a hiperinflação enfrentada pelo país, que atingiu 46,58% ao mês naquele ano. O sucesso do plano, que reorganizou a economia e aumentou o poder de compra da população mais pobre, fortaleceu o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, responsável pela condução do Real e que sucedeu Itamar na presidência.

Após deixar o Planalto, Itamar elegeu-se governador de Minas Gerais, em 1998. Em 2010, conquistou uma cadeira no Senado, da qual estava licenciado.

Com informações da Agência Brasil e Terra