Coligação no MT apoia os 3 principais presidenciáveis ao mesmo tempo

São Paulo – Na eleição para governador do Mato Grosso, o empresário Mauro Mendes (PSB) é o candidato que agrega mais candidatos à Presidência em seu palanque. Apesar de ter […]

São Paulo – Na eleição para governador do Mato Grosso, o empresário Mauro Mendes (PSB) é o candidato que agrega mais candidatos à Presidência em seu palanque. Apesar de ter a menor coligação, com apenas quatro partidos – PSB, PDT, PPS e PV – as siglas se dividem entre os três principais concorrentes ao Palácio do Planalto: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

O PSB e o PDT estão na aliança da petista. O PPS é aliado de Serra e o PV tem candidatura própria. Na prática, os candidatos proporcionais da coligação “Mato Grosso Melhor Pra Você”, encabeçada por Mendes, pedem votos para os três candidatos, segundo o jornal Diário de Cuiabá.

Já a coligação do outro candidato Silval Barbosa é a que agrega mais partidos. Dez, no total: PMDB, PT, PR, PT, PRB, PTN, PSC, PTC, PRP e PcdoB, mas o governador só conta com Dilma de presidenciável, que abre vantagem na corrida eleitoral na frente de José Serra. Além disso, ele conta com um reforço considerável, o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa eleitoral gratuito.

A aliança do candidato Wilson Santos tem PSDB, DEM, PTB, PRTB, PSDC, PTdoB, PSL e PMN. Os candidatos da coligação, porém, nos programas eleitorais não têm utilizado a imagem do tucano ou feito muitas associações.

Apesar do pluripartidarismo no palanque de Mauro Mendes, ainda não há identidade com nenhum dos três presidenciáveis. José Serra é associado apenas a Wilson, e Dilma, ao governador Silval, pela estreita relação dele com o PT.

A candidata Marina Silva acaba tendo mais espaço porque os candidatos do PV não deixam de pedir voto para a candidata do partido. Com pouca densidade eleitoral no Estado, muitos candidatos do partido concorrem com objetivo de dar base para Marina no Estado.

Para Mauro, o pluripartidarismo presente no palanque só traz vantagem para o grupo. Em discurso, o empresário afirma que independente do candidato à Presidência que vencer, ele terá um bom relacionamento, conseguindo viabilizar projetos para Mato Grosso.