Em Brasília

Temer pede a vice dos EUA apoio por reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em visita ao Palácio do Planalto, Joe Biden elogia democracia brasileira e programas sociais do governo

Fernando Bizerra Jr./EFE

Vices-presidentes do Brasil e dos Estados Unidos se encontraram no Palácio do Planalto

São Paulo – Em visita ao Palácio do Planalto hoje (31), o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ouviu do vice Michel Temer um pedido de apoio dos Estados Unidos ao pleito brasileiro por uma reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

O conselho tem uma estrutura estabelecida desde o final da 2ª Guerra Mundial, na segunda metade dos anos 1940. “Não deixei de mencionar o interesse do Brasil de ter um assento no Conselho de Segurança da ONU”, afirmou Temer. O órgão possui cinco membros permanentes com poder de veto: Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China. O Brasil defende sua ampliação para incluir um país da América Latina e mais um da África, da Ásia e do Leste Europeu.

Temer disse também que o estreitamento das relações entre o Brasil e os países do hemisfério sul não prejudicam os laços com os EUA. “O Brasil agora tem uma relação muito próxima com seus vizinhos da América do Sul e com países da África e da Ásia, mas isso não nos impediu de manter uma relação muito forte com os Estados Unidos”, declarou.

O vice do presidente Barack Obama vem ao Brasil perto de cinco meses antes da presidenta Dilma Rousseff fazer a primeira visita de Estado aos Estados Unidos, em 23 de outubro. Joe Biden confirmou hoje que fez o convite formalmente à presidenta. A escala em Brasília é a última da viagem que ele realizou esta semana, incluindo visitas à Colômbia e Trinidad e Tobago. Ontem, Biden visitou a favela Santa Marta, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, onde conheceu uma Unidade de Policia Pacificadora (UPP) na entrada da comunidade.

Na visita ao Planalto, Biden afirmou que “o Brasil é um país desenvolvido, em boa medida”, devido às “políticas de promoção social” do governo brasileiro. Ele, a presidenta Dilma e Temer conversaram sobre programas sociais brasileiros, projetos de desenvolvimento nas áreas de energia, ciência e tecnologia. Combate ao narcotráfico, política externa e segurança internacional também foram temas da agenda.

Segundo o norte-americano, as mudanças sociais ocorridas no Brasil nos últimos anos mostram que a democracia é o caminho mais “seguro” e “rápido” rumo ao desenvolvimento. Ele afirmou que o Brasil é um “exemplo” de democracia. “A mágica do que está acontecendo aqui, a parte mais incrível da história do Brasil nos últimos 15 anos, é que vocês demonstraram para o mundo, e boa parte do mundo está lutando contra esse problema, que não é necessária a falsa escolha entre desenvolvimento e democracia”, disse.

Segundo diplomatas, a visita de Biden deve ser interpretada como uma demonstração da relevância do Brasil no cenário internacional. Biden é responsável por várias negociações internacionais da administração Obama.

Visto facilitado

O vice-presidente norte-americano afirmou que seu governo analisa a possibilidade de flexibilizar a concessão de vistos para os brasileiros que pretendam viajar para cidades norte-americanas. Ele contou ter conversado sobre o assunto com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, para reduzir o tempo de espera para a emissão do documento de 12 semanas para dois ou três dias.

Biden disse que se pretende aumentar o número de funcionários na embaixada e nos consulados norte-americanos no Brasil para garantir a redução no tempo de espera pelo visto de viagem. “Nós queremos os brasileiros viajando para os Estados Unidos, não apenas para fazer compras, mas para nos ver, para nos entender”, disse.

No ano passado, a Embaixada dos Estados Unidos abriu centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) em Brasília, Belo Horizonte, Recife, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nos centros, são coletados os dados biométricos do solicitante antes do comparecimento a um dos consulados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Recife e na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

Os interessados em obter o visto que tenham menos de 15 anos e mais de 66 não precisam colher impressões digitais, mas devem entregar fotos 5×7 (centímetros). As mudanças nos serviços de concessão de vistos a brasileiros foram negociadas pela presidenta Dilma Rousseff, em abril de 2012, em Washington, nos Estados Unidos.

Portugal

Dilma embarca para Portugal no próximo dia 10. Ela vai se reunir com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e participa da Semana de Portugal, comemorada dia 10 por ser a data da morte do poeta Luís de Camões. Na mesma data termina o Ano do Brasil em Portugal e o Ano de Portugal no Brasil, com festejos e eventos culturais em ambos os países desde 7 de setembro de 2012.

Os portugueses estão entre os principais turistas que chegam ao Brasil, segundo o Anuário Estatístico do Turismo. No biênio 2011-2012, mais de 350 mil portugueses estiveram no país, o número que corresponde a mais de 10% do total de turistas europeus.


Leia também

Últimas notícias