Presidente do Paraguai desembarca em São Paulo para exames e tratamento

Fernando Lugo ao deixar hospital onde passou por cirurgia para retirada de gânglio na virilha (Foto: Reuters) Brasília – O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, 59 anos, desembarca nesta terça-feira […]

Fernando Lugo ao deixar hospital onde passou por cirurgia para retirada de gânglio na virilha (Foto: Reuters)

Brasília – O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, 59 anos, desembarca nesta terça-feira (10), em São Paulo, onde deve ficar por dois dias para exames médicos no Hospital Sírio-Libanês. Diagnosticado com linfoma, Lugo vem ao Brasil preparado para se submeter a sessões de quimioterapia. Nesta segunda-feira (9) assessores informaram que ele vai manter o mesmo ritmo de atividades, incluindo eventos públicos, mesmo com as eventuais sessões quimioterápicas. As informações são da Presidência do Paraguai.

Antes de embarcar para o Brasil, Lugo se reuniu com o vice-presidente da República do Paraguai, Federico Franco. Ele orientou Franco para que redobre as atenções para possíveis invasões de terra no Norte do país, na região do departamento de San Pedro. Segundo Franco, a partir de domingo (15), haverá uma série de eventos políticos e Lugo está preparado para participar.

“Ele (Lugo) tem uma doença que é bastante tratável. Temos também de concordar com o presidente que é necessário não ter apenas uma versão (para o diagnóstico de linfoma) e solicitar a colaboração dos meios de comunicação para transmitir uma informação verdadeira, objetiva e distante de comentários”, afirmou Franco.

O especialista brasileiro Frederic Costa será o responsável pelo tratamento de Lugo. O presidente estará acompanhado pelos médicos pessoais Nestor Martinez e Alfredo Boccia. Segundo Boccia, o câncer de Lugo está em um estado mais avançado do que o anunciado inicialmente. Mas a ideia é que os exames realizados em São Paulo “fechem o processo de diagnóstico”, disse o médico.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu o Legacy da Força Aérea Brasileira (FAB) e apoio logístico a Lugo. Mas, de acordo com o porta-voz da Presidência da República do Paraguai, Augusto dos Santos, o governo paraguaio vai arcar com todos os custos da viagem apesar da “atitude de solidariedade absoluta” do governo brasileiro.

No último dia 4, Lugo foi submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada de um gânglio na virilha. Apesar do diagnóstico e da última cirurgia, o câncer foi descoberto após um check-up de rotina. A previsão é que ele permaneça dois dias em São Paulo quando haverá definição sobre o tratamento a que será submetido.

Leia também

Últimas notícias