Obama sanciona lei, e governo dos Estados Unidos volta a funcionar

Calote

EFE/Martin H. Simon/POOL

Obama fará um pronunciamento de saudação ao Congresso pela difícil aprovação

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sancionou na madrugada de hoje (17) a lei que eleva o limite do endividamento norte-americano após processo conturbado no legislativo do país. Com a medida, a paralisação do governo, conhecida como “shutdown”, que já durava mais de duas semanas, chega ao fim. Além disso, encerra-se a tensão no mercado financeiro sobre a possibilidade de calote da dívida, que, segundo especialistas, seria uma tragédia na economia mundial.

Com assinatura do presidente, Washington garante recursos para a retomada das atividades de servidores e repartições públicas que haviam sido afetadas pela paralisação. Segundo informações da Agência Efe, no entanto, ainda há dúvidas se será possível contar com todos os trabalhadores federais já para hoje. Os administradores esperam algum atraso até que todos sejam comunicados oficialmente.

Parques e museus que estavam fechados serão reabertos. Obama fará um pronunciamento ainda hoje para esclarecer os detalhes sobre o acordo.

A Comissão Europeia saudou hoje a reabertura da administração federal dos Estados Unidos e o fim do bloqueio orçamentário das últimas semanas, considerando que essa “é uma boa notícia para a economia global”.

Hoje (17), durante conferência de imprensa da Comissão Europeia, em Bruxelas, o porta-voz do comissário europeu de Assuntos Econômicos, Simon O’Connor, disse que sempre houve a expectativa de que “a responsabilidade imperasse” e que a notícia “é muito bem-vinda”.

“Damos os parabéns pelo acordo ter sido alcançado (…) é um acordo importante para a economia global e para a recuperação também aqui na Europa”, declarou O’Connor.

Leia também

Últimas notícias