Obama deve anunciar detalhes sobre retirada de parte das tropas do Afeganistão nesta quarta-feira

Velocidade e tamanho da redução de tropas ainda não são conhecidos

No Salão Oval da Casa Branca, Obama e seu vice, Joe Biden, em campanha pela reeleição; detalhes sobre retirada de tropas dez anos depois da ocupação (Foto: Pete Souza/Casa Branca Divulgação)

São Paulo – O anúncio oficial sobre uma retirada de tropas dos Estados Unidos do Afeganistão será feito na noite desta quarta-feira (22) pelo presidente Barack Obama. A confirmação partiu do porta-voz da Casa Branca, em conversa com a imprensa nesta terça-feira (21).

Atualmente há 100 mil soldados em solo afegão. As especulações sobre a retirada giram em torno de 10 mil, divididos em duas etapas – metade até setembro, metade até o fim do ano.

Jay Carney informou que Obama fará um pronunciamento à nação na TV local. Ele não deu detalhes sobre a conclusão da prometida redução de tropas na guerra. A velocidade e a dimensão da medida ainda não são conhecidos, mas motivam especulações na mídia dos EUA.

Em 2001, menos de um mês depois dos atentados terroristas de 11 de setembro às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono, em Washington, tropas dos Estados Unidos lideraram a invasão ao Afeganistão por tropas da Organização das Nações Unidas (ONU). Passados dez anos, a retirada das tropas contempla uma das promessas de campanha de Obama.

Na disputa presidencial, em 2008, o democrata havia prometido centrar forças no assassinato de Osama Bin Laden – cuja morte foi anunciada em maio deste ano – e garantir a retirada de tropas do Afeganistão e do Iraque. Neste último, a ocupação foi iniciada em 2003, sem o apoio da ONU. Obama está em campanha pela reeleição, disputada no pleito de 2012.

Com informações da Reuters

Leia também

Últimas notícias