Mandela ‘responde melhor ao tratamento’, diz presidente da África do Sul

Novo comunicado

©HALDEN KROG/POOL/EFE

Ainda em estado delicado, ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela dá sinais de melhora

Johanesburgo – O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado desde sábado por uma recaída de uma infecção pulmonar, está respondendo melhor ao tratamento, informou nesta quarta-feira o presidente da África do Sul, Jacob Zuma. “Me alegra informar que Madiba (nome pelo qual Mandela é chamado no país) está respondendo melhor ao tratamento desde esta manhã”, afirmou Zuma, em comunicado divulgado hoje (12) pela presidência do país.

“Estamos muito felizes com o progresso que está fazendo agora, depois dos últimos dias difíceis”, acrescentou o chefe de Estado sul-africano. Além disso, Zuma agradeceu as demonstrações de apoio a Madiba recebidas de todo o mundo.

“Compreendemos e apreciamos o interesse global por esse ícone mundial. Estamos orgulhosos de poder chamá-lo ‘nosso'”, acrescentou o líder sul-africano. Também fez um apelo “aos sul-africanos e à comunidade internacional para que continuem tendo o presidente Mandela e a equipe médica em seus pensamentos e preces”.

O presidente sul-africano fez as declarações da Cidade do Cabo, durante uma sessão parlamentar. Antes de anunciar as boas notícias sobre Mandela, de 94 anos, Zuma lembrou que hoje é o 49º aniversário da sentença de prisão perpétua a Madiba, após o Julgamento de Rivonia, no qual o ícone da luta contra o regime racista do “apartheid” foi condenado por conspiração para derrubar o governo e de sabotagem.

“Neste aniversário histórico crucial, nossos pensamentos estão com o presidente Mandela e sua família”, afirmou o chefe de Estado. Mandela foi internado quatro vezes desde dezembro do ano passado, sempre pelas recorrentes infecções respiratórias de que sofre.