integração

Lula grava vídeo de apoio a Michele Bachelet

Candidata socialista é favorita para voltar a presidir o Chile a partir do ano que vem; eleições serão em 17 de novembro

Felipe Trueba/EFE

Michelle Bachelet é a favorita para vencer no dia 17 e voltar a comandar a presidência

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou vídeo de apoio à candidatura de Michelle Bachelet na disputa pela Presidência do Chile, cujas eleições ocorrem no próximo dia 17. Na mensagem, Lula destaca que sob o governo Bachelet – que presidiu o país entre 2006 e 2010 – o Chile tornou-se “motivo de admiração internacional por sua tranquilidade política, seu progresso econômico e, sobretudo, por suas conquistas sociais”.

Pesquisa divulgada no final de outubro mostra larga vantagem da ex-presidenta sobre os demais candidatos. Segundo o Centro de Estudos Públicos (CEP), a socialista tem 47% das intenções de voto, contra 17% de Evelyn Matthei, candidata de direita apoiada pelo atual presidente Sebastián Piñera. O economista Franco Parisi tem 10%.

Como no Brasil, para vencer em primeiro turno, é preciso obter 50% mais um dos votos. Caso contrário, os dois mais votados disputam um segundo turno em dezembro.

Na pesquisa, 78% dos entrevistados “acreditam” que Bachelet será a vencedora.

Leia também

Últimas notícias